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sábado, 21 de junho de 2014

O Que a Bíblia Não Diz - "A Saga da 'Estrela da Manhã" (parte 2)

Alguns podem estar se perguntando porque eu alterei o título da postagem de "O Que a Bíblia Não Diz" para "O Que a Bíblia Não Diz - A Saga da 'Estrela da Manhã' ", tendo transformado a postagem original em um sequência de duas partes, mas tem um motivo: Há dois textos bíblicos principais usados pelos teólogos de todas as vertentes cristãs possíveis e imagináveis que são associados à figura de Satanás para explicar a origem do mal: Ezequiel 28 e Isaías 14.
Na matéria anterior, encontramos uma interpretação alternativa que me deixou bastante satisfeito, pois nunca me pareceu estar realmente falando do tinhoso. Qual não foi minha surpresa ao parar para analisar Isaías 14, um texto mais difícil que Ezequiel 28 e, dessa vez, também chegar à conclusão de que não fala de Satanás... e sim de Jesus Cristo!

Antes de me chamarem (ou ao autor) de "herege" leiam o desfecho da "Saga da 'Estrela da Manhã' " logo abaixo, com alguns acréscimos meus em destaque, pois, no texto original, por um provável lapso de memória, o autor se esqueceu de citar algumas coisas em algumas partes, em outras, fiz alguns acréscimos por simples falta de necessidade de criar suspense, já que eu entreguei de bandeja no parágrafo anterior o que o autor do texto estava segurando pro final:


A BÍBLIA NÃO DIZ QUE SATANÁS FOI UM ANJO DE LUZ E DEPOIS CAIU
Por Paulo de Aragão Lins


Vamos analisar, agora, outro texto que é usado pelos exegetas impacientes. Isaías 14, especificamente os versículos 4 a 19.
Trata-se, também, de um texto rebuscado, pesado, cheio de símbolos. É necessário lê-lo com muita atenção, dando ênfase especial a todos os contextos.

O argumento principal é retirado dos versículos 12 a 14:

Como caíste do Céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: "Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte! Subirei acima das altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo." E contudo levado serás ao inferno/sepultura/morte, dependendo da tradução, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão. É este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir soltos para suas casas? Mas tu és lançado de (lançado de = [a]tirado para fora de) tua sepultura, como um renovo (renovo = algo que se renova) abominável (abominável pode ser usado como sinônimo de "odiado e desprezado"), como um vestido de mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como corpo morto e pisado.

Para começar, em todo o texto há referências a morte, sepultura, homem, etc, termos que não se aplicam jamais a Satanás.
Vamos observar um importante contexto que sempre passa despercebido por muitos analistas bíblicos:
Quem está falando todas estas palavras que acabamos de citar? Deus? O profeta Isaías? Outro personagem? Quem?
Observando o contexto, ele mostra que quem está falando estas palavras são ESTES TODOS (v.10).
Agora, perguntamos, estes todos quem?
O personagem a quem o texto se refere, possui certas características que enumeraremos a seguir:

#Um grande poder;
#Ele caiu de certo nível;
#Ele é acusado de ferir os povos com furor;
#Com a queda dele disseram que aterra descansou; (se fosse a queda de Satanás, seria o contrário, pois com ela a terra ficou em polvorosa); Nesse ponto, o autor se esqueceu de mencionar que o versículo que menciona o "descanso" da Terra está em Isaías 14:7-8, onde se lê: "Toda a terra descansa, e está sossegada! Rompem em brados de júbilo. Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano, dizendo: Desde que tu caiste ninguém sobe contra nós para nos cortar". 
#O Sheol, sepultura, ou inferno, conforme é chamado o reino dos mortos no Velho Testamento foi dito que se turbou por ele, para sair ao encontro dele em sua vinda; Nesse ponto, embora não seja realmente falha de memória do autor do texto original, creio ser curiosamente oportuno acrescentar uma referência: Mateus 2, que narra a história dos reis magos se encontrando com Herodes e do decreto de Herodes em matar todas as crianças do sexo masculino de 2 anos para baixo que havia em Belém da Judéia. Mal Jesus havia nascido e "a sepultura se turbou por ele, para sair ao encontro dele em sua vinda".
#Os mortos despertaram por causa dele em sua vinda; Aqui cabe mostrar a referência a esse ocorrido no Novo Testamento, afinal, como se tratava de um oráculo profético é necessário investigar quando e como ele se cumpriu. E isso ocorre em Mateus 27:50-53, onde se lê: "
Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito. 
Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram. 
Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados. 
E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos."
#Despertou os príncipes ou principados; (Esta ainda é uma profecia a se cumprir, e está registrada em Apocalipse 20:12)
#Fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações; 
#Ele foi acusado de ter "caído" do céu; (leiam Marcos 14 do começo ao final)
#Ele foi chamado de "estrela da manhã";
#Ele foi acusado de dizer que subiria ao céu, sendo semelhante ao Altíssimo;
#Ele morreu;
#Ele foi sepultado;


#Embora sepultado, saiu de sua sepultura, de maneira sobrenatural. (Esta referência não estava clara em minha primeira leitura do artigo original, mas é inferida do versículo 19 de Isaías 14, resolvi citar a tradução King James, traduzida para o Português, por considerar seu contexto o mais adequado: 
"Tu, no entanto, foste atirado fora da tua sepultura, como um galho rejeitado; como as roupas dos mortos que foram feridos à espada; como os que descem às pedras da cova; como um cadáver pisoteado. Lembrem-se que estamos partindo da suposição de que o texto é profético e de "duplo sentido", sendo um oráculo profético tanto para o rei de Babilônia como também aludindo a outra personagem.)

Perguntamos novamente. A quem se referem estes textos? A Satanás? Simplesmente ao rei de Babilônia?
Por que os reis das nações o acusaram de tanta coisa e disseram que ele também estava enfermo, semelhante a eles? E por que esses reis das nações estariam enfermos?
Não se trata de uma referência aos dominadores espirituais das nações, os principados e potestades que dominam sobre países, como encontramos em Daniel (capítulo 10) e outras referências?
Este personagem chamado de "estrela da manhã" e "filho da alva" é alguém tão horrível e asqueroso como Satanás? E como ele continuaria a ser chamado assim, se tivesse passado pela metamorfose de anjo de luz para anjo do mal?
Por que não entendermos que esses reis das nações estavam zangados contra alguém muito diferente de Satanás? Sim, por que não entendermos que este texto refere-se exatamente ao oposto dele - o Senhor Jesus Cristo!
Estas palavras torcidas e de blasfêmia não partiram da boca de Deus, nem da boca do profeta, mas partiram DOS REIS DAS NAÇÕES!
Foram eles que chegaram a dizer sobre o corpo de Jesus na sepultura palavras exatas como estas. "os bichinhos debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão".
É claro! Na sepultura esses vermes não puderam fazer outra coisa senão ficar acima e debaixo do corpo sacrossanto de Jesus, mas não puderam tocar nele, porque está escrito.

"Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção"(Salmos 16.10). "Nessa previsão, disse da ressurreição de Cristo. Que a sua alma não foi deixada no Hades (ou seja, na sepultura), nem a sua carne viu corrupção"(Atos 2.31)

Jesus morreu como qualquer homem, mas seu corpo não passou pela putrefação.
Vamos ver outro detalhe importante. A quem a Bíblia chama, realmente, de "Estrela da Manhã"? Conforme o relato do apóstolo Pedro, refere-se ao próprio Senhor Jesus. Leiamos II Pedro 1.19:

"Etemos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis, em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça e a estrela da alva (em algumas traduções "estrela da manhã"; alva = manhã, amanhecer.) apareça em vossos corações".

Outra invenção é chamar Satanás de "Lúcifer" ou "Lusbel". Lúcifer significa "portador da luz" e Lusbel significa "senhor da luz". Desde quando Satanás é portador da luz ou senhor da luz? Isto é ou não é uma fantasia da cabeça de alguns?
Durante anos Satanás tem recebido da boca dos próprios cristãos uma glória que ele não possui - a de ter sido, um dia, um anjo bom.
É claro que, ele fez algo no céu, uma rebelião. Ele seduziu a terça parte dos anjos celestes, transformando-os em seus seguidores, em demônios.
Ousamos, contudo, dizer que tudo isto estava nos planos de Deus. Deus permitiu que tudo isto acontecesse para que de maneira mais completa fosse manifestada a Sua glória.

Extraído de: 
LINS, Paulo de Aragão. O que a Bíblia NÃO DIZ O que a Bíblia NÃO DIZ... mas muitos pregadores e mestres dizem! Editora: Semeadores da Palavra, 2002. Pp 55-58. 

A edição em PDF do livro pode ser lida clicando aqui.


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