Matérias

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PARADOXOS RELIGIOSOS - INTRODUÇÃO


Salve gente! Depois da série sobre paradoxos Bíblicos, resolvi escolher um tema para dar segmento a essa ideia, dessa vez com outro foco: que tipo de paradoxos encontramos nas ramificações do cristianismo?

Depois de muito pensar, cheguei à conclusão que era mais lógico abordar os paradoxos nas 4 vertentes cristãs mais conhecidas e que eu tive contato direto em minha vida cristã. Então, nessa série, falaremos de paradoxos no "Adventismo do 7.º Dia", no "Pentecostalismo Dispensacionalista", no "Presbiterianismo Calvinista" e no "Catolicismo Romano".

Temos uma tradição no Proibido Pensar de (tentar) não ser muito técnicos e usar predominantemente a Lógica e as evidências (se é evidência não pode estar escondido, tem que ser algo palpável, que qualquer pessoa ao ver não possa ignorar) para analisar os temas propostos sob um ponto de vista cristão. Tentei deixar tudo o mais claro possível, mas reconheço que o requisito mínimo pra compreender bem é ter lido a Bíblia toda pelo menos uma vez e conhecer as doutrinas básicas de cada um desses ramos do Cristianismo.

Outra coisa: É fato que existe uma doutrina de "infalibilidade das escrituras", mas não sei se ela é corretamente conceituadas nós círculos cristãos. Já vi Bíblias com erros de grafia, gramática, versículos fora de posição e/ou variando de tradução em tradução e já fizemos duas postagens recentes sobre isso. Como tenho noções razoáveis de inglês e espanhol, sei que existem palavras que não tem equivalentes em outros idiomas (um caso clássico é "saudade" que só existe em português, outros idiomas usam termos aproximados para designar que se sente falta de algo ou alguém). Sendo isso fato, a Bíblia, como livro de inspiração divina, então, só pode ser infalível em doutrinas, certo? Vamos tomar isso por base antes de seguirmos.

Sabemos que o Cristianismo Institucionalizado em suas diversas denominações não é coeso sobre questões como livre-arbítrio, lei x graça, arrebatamento secreto e uso de imagens no culto a Deus tendo doutrinas divergentes quanto a cada um desses pontos. Por isso mesmo é importante acompanhar a noção de que o Cristianismo gira em torno de CRISTO, e Cristo só deixou 2 mandamentos/princípios de vida que todas as vertentes cristãs concordam:

1. AMAR a Deus acima de tudo;
2. AMAR ao próximo como a si mesmo.

Essa referência está em Mateus 22:35-40 e não é sobre a Torah¹, é sobre AMAR!
Deixamos de bobagem e lembremo-nos do que realmente importa.


"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. E dele temos ESTE MANDAMENTO, que quem ama a Deus ame também a seu irmão. " 1 João 4:20-21


Na próxima postagem: Paradoxos Religiosos no Adventismo!


¹ - Torah = Conjunto de mandamentos da Leis Mosaica contido em 4 dos 5 primeiros livros da Bíblia, a exceção é o livro de Gênesis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.