Matérias

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CRENÇAS BÁSICAS DO CRISTÃO



Depois de dar uma lida na versão 1 da matéria "O Paradoxo da Salvação", resolvi fazer uma "versão 2" do tema, mais enxuta e resumida para deixar mais clara a ideia.

Creio ser necessário explicar ao leigo e aos não-cristãos em geral que significado tem o uso da palavra "salvação" para o Cristão. Parece automático o entendimento para quem é de dentro, mas o conceito em si não é tão simples: a própria morte de Cristo é um paradoxo em que Deus acha uma brecha em sua própria lei para não ter que destruir a humanidade, bem parecido com o paradoxo da morte na fogueira x morte por afogamento¹! Sigam meu raciocínio (e as referências bíblicas citadas):

1 - Quem peca deve, por consequência natural, morrer conforme Gênesis 2:16-17, Ezequiel 18:4, parte B além de uma referência do apóstolo Paulo que diz isso com todas as letras:


 "Ora, o aguilhão da morte é o pecado."
1 Coríntios 15:56

2 - Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23).

3 - Logo, todos devem morrer até a completa extinção da raça humana! E isso começou porque alguém botou um "vírus" no software que Deus criou:

"Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo."
1 João 3:8

4 - Entretanto, a mesma Bíblia que faz as afirmações acima também diz:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
João 3:16

Conciliar as afirmações de 1 a 4 não é difícil se nos fizermos uma simples pergunta: O que acontece se alguém que não pecar por acaso morrer?

5 - A primeira resposta é que essa pessoa deverá ter sua vida de volta! Mas...

6 - Para morrer, se a morte é uma lei natural gerada pelo pecado, pra alguém morrer sem ter pecado deve morrer "no lugar de alguém" que pecou. Isso te lembra alguma coisa? Porque estou simplesmente seguindo a lógica do sistema. A isso devemos acrescentar:

7 - "O Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". (Mateus 20:28) e "O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo." (1 Timóteo 2:6).

8 - Logo, se Cristo morre no lugar dos pecados de todos, mas pode salvar apenas aos que creem (não esqueçam o item 4), qualquer um é candidato a ser salvo/liberto da morte. Mas liberto da morte em que sentido se Jesus morreu a mais de 2000 anos e as pessoas continuam morrendo até hoje?

9 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a RESSURREIÇÃO e a vida; quem crê em mimainda que esteja mortoviverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. (João 11:25-26), palavras do próprio Cristo. Mas quando as pessoas que creram em Cristo serão ressuscitadas e estes vivos se tornarão imortais segundo a crença bíblica?

10 - "Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com essas palavras." (1 Tessalonicenses 4:13-18).

Essa é a lógica do sistema de crença cristão simplificada. Há outros aspectos detalhados em outras 2 postagens do blog: O Paradoxo da Salvação e o Paradoxo da Morte Eterna pra quem quiser ler mais sobre.

Entenderam classe?


¹ - O paradoxo citado acima pode ser lido na matéria sobre Lógica da Wikipédia e consiste no seguinte: Você é prisioneiro de uma tribo indígena que conhece todos os segredos do Universo e portanto sabem de tudo. Você está para receber sua sentença de morte. O cacique o desafia: "Faça uma afirmação qualquer. Se o que você falar for mentira você morrerá na fogueira, se falar uma verdade você será afogado. Se não pudermos definir sua afirmação como verdade ou mentira, nós te libertaremos. O que você diria?
Selecione o texto abaixo e descubra a resposta certa!

Afirme que você morrerá na fogueira.
Explicação: Se você realmente morrer na fogueira, isto é uma verdade, então você deveria morrer afogado, mas se você for afogado a afirmação seria uma mentira, e você teria que morrer na fogueira.
Conclusão: Mesmo que eles pudessem prever o futuro, cairiam neste impasse e você seria libertado.

2 comentários:

  1. Bem pobre a sua análise amigo... A vida eterna proposta pela bíblia em que Jesus diz que "(...) ainda que morto viverá" se refere a vida espiritual, que no caso é imortal. A morte é apenas na parte carnal, física, no plano em que estamos presentes, o espírito dura para a eternidade e há um plano onde os mesmos aguardam para a ressurreição, ou para a condenação. Não é tão difícil de entender mesmo. Não estou defendendo uma lógica ou outra, só estou dizendo que sua análise não foi profunda suficiente para o questionamento que propõe. Não há nenhum paradoxo nesse sentido. Há entretanto um outro paradoxo que se estiver afim de discutir podemos conversar sobre ele, eu o chamo de paradoxo do missionário.

    ResponderExcluir
  2. Chama a análise de pobre e não diz o motivo. Fala de problemas teológicos e não cita a Bíblia. Diz que não vai "defender uma lógica" mas discorda sem expôr fundamento (ou lógica). Comenta no blog mas quer conversar (e sobre outro tema?!). Passar bem amigo... Tenha uma boa vida.

    ResponderExcluir

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.