Matérias

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O Cristão e a Depressão

Oh vida! Oh céus! Oh azar!

"Cristão fiel não entra em depressão!" já dizia o famoso telepregador cujas palavras reverberam no ar e se repetem pela boca de muitos líderes de inumeráveis congregações sem nem ao menos questionar sua veracidade.
Analisando a frase de modo a concluir se é verdadeira ou não precisamos antes saber que mensagem a pessoa que praguej... digo, a pessoa que disse a referida frase queria transmitir.
Primeiro passo: O que é o cristão? Jesus já dizia: "Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando." A própria palavra "cristão" significa, no original grego "pequeno cristo".
Segundo passo: O que é uma pessoa fiel? O que a palavra "fiel" significa? Definição do dicionário Aurélio:

1. Que é digno de fé; que cumpre aquilo que se obriga; leal; honrado, íntegro; probo.

Isso é só o primeiro tópico. Como qualquer usuário familiarizado com um dicionário sabe, os termos são organizados tópicos numéricos segundo significado popular (geral) até os usos mais específicos do termos por área de conhecimento. Uma mesma palavra pode ter mais de um
uso (infelizmente). Com base nesse primeiro tópico ninguém pode se afirmar fiel, exceto o próprio Deus, mas se consultarmos o tópico 4, o dicionário Aurélio (pelo menos a minha versão digital) dá uma "relaxada" ao definir "fiel" como:

4. Quem professa uma religião.

Ok. Se olharmos pro aspecto teológico, o Cristianismo afirma que Cristo só morreu porque para nós é impossível nos livrar do "pecado", que é justamente "ser infiel a Deus". Portanto, conforme 1 João 2:1 (pra não citar as outras 10 referências no Novo Testamento que apareceram na minha primeira busca da bíblia em java que uso no celular): O CRISTÃO PECA. Se o cristão peca, como pode ser chamado de "fiel"? A resposta também está na Bíblia em Lucas 16:10, onde lemos:

"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é injusto no muito."

De fato, toda vez que Jesus fala em fidelidade no Novo Testamento ele se refere a "fazer com aquilo que Deus nos deu o melhor possível conforme sua capacidade". A parábola dos talentos é um bom exemplo disso. Quem não conhece, é uma historinha da hora que Jesus contou presente nos 4 evagelhos. Você pode achá-la em Mateus 25:14-30. Se quiser saber onde ela está nos outros 3 evangelhos é só olhar no rodapé da sua Bíblia. Toda Bíblia faz esses "links" de partes que se repetem em outros trechos da Bíblia.
Terceiro passo: Sabendo agora o que é "cristão" e o que é "fiel" quando se refere a um ser humano cristão, resta saber o que é depressão, certo?
Depressão é um distúrbio mental caracterizado por adinamia, desânimo, sensação de cansaço, e cujo quadro muitas vezes inclui, também, ansiedade, em grau maior ou menor. Em outras palavras é uma doença. E como toda doença, há quem se cure mais rápido e mais devagar e há quem seja imune. Há uma certa resistência das pessoas em admitir que a mente, assim como o corpo, possa ter mau funcionamento e adoecer porque os tratamentos de saúde até pouco tempo eram exclusivos ao corpo. De fato, as pessoas só sabem que estão doentes quando desconhecem a doença se alguém que conhece a doença assim os diga.
Como a noção de "doença mental" está chegando aos populares aos poucos ainda é comum notar gente que não entenda essa idéia... Inclusive nos púlpitos.
Mas quem de vocês acusaria alguém de ser infiél a Deus por pegar catapora ou por ter uma diarréia? A idéia de que apenas os não-cristãos e os falsos cristãos podem adoecer não se sustenta, logo, um cristão fiel pode ter depressão por razões sociais (estresse no trabalho, por exemplo), físicas (problemas hormonais ou neurológicos) ou em situações específicas (morte de um parente, fim de namoro, etc).
Na realidade qualquer um que entenda o que é depressão sabe que a Bíblia tem vários personagens que tiveram fases depressivas (Abraão, Moisés, Elias, Habacuque), que tinham humor depressivo e melancólico o tempo todo (Jeremias) ou que simplesmente não tinham outra alternativa a não ser ficar deprimido diante de uma tragédia (Jó). Portanto, se você ouvir alguém dizer que "cristão fiel não pode ter depressão", provavelmente o cidadão ou não leu realmente a Bíblia ou não entendeu o que leu. O livro de Jó por si só já deveria bastar para negar que a
doença seja uma punição divina, mas há outra referência que gosto de usar nessas ocasiões: João 9.

"Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus.
João 9:2-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.