Matérias

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Bíblia Manda Ir pra Igreja? Parte 1


Algumas pessoas poderiam pensar que a resposta para essa pergunta-título é auto-evidente, mas analisemos mais de perto.

Igreja, templo, congregação e assembléia são palavras empregadas nas traduções bíblicas para o português para definir os ajuntamentos de cristãos com o objetivo de compartilhar ensinamentos, louvar a Deus, evangelizar, etc.

Jesus insistiu num ponto que a maioria dos pregadores de todas as correntes evangélicas tem por verdade comum, paradoxalmente, a maioria diverge no significado da fala de Jesus ao dizer: "Os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade" (João 4:23-24). Independente de você interpretar isso como permissão pra rodopiar igual helicóptero dentro da igreja, ou só alega que isso seria um estado de meditação e submissão constantes a Deus em nossos pensamentos e ações, a idéia de ir à igreja prestar culto coletivo parece ter sua origem cristã em Hebreus 10:24-25, que diz:

"...E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia."

Parece um bom motivo para "ir à igreja", correto? Sim, mas quando Cristo nos convida a ser templo e morada do Espírito Santo, isso quer dizer que NÓS somos Igreja e não o espaço físico. A igreja são os cristãos. As consequências dessa conclusão parecem ignoradas pelos "grandes" pregadores. Se você visita um irmão e tem uma boa conversa sobre a vida cristã e tiram suas dúvidas, isso é ir à igreja. Se você encontra um grupo de cristãos tocando música numa praça e se une aos louvores, isso é ir à igreja. Se você conversa sobre o evangelho com um amigo não cristão, você já o trouxe até a igreja porque VOCÊ É A IGREJA! (Efésios 2:22) Se você senta com seu professor cristão de teologia ou filosofia para meditar sobre a fé e tirar suas dúvidas, isso também é ir à igreja. Se você pai ou mãe reserva um tempo em casa pra ler e explicar a Bíblia a seus filhos, isso é ir à igreja (Provérbios 22:6). Não nos limitemos ao espaço físico porque Deus não habita em templos construídos por mãos de homens (Atos 7:48).

Eu só queria entender em que ponto da história trocaram o prazer do evangelho e de espalhá-lo aos quatro ventos no nosso dia-a-dia por uma reunião institucional que me faz querer dormir ou ir pra casa assistir Dr. House... Nada contra ir à um local que convencionaram chamar de "igreja", mas num tempo em que se prega tanto sem embasamento nas Escrituras é difícil encontrar razões para querer ir...



4 comentários:

  1. Meu filhoooooo!! Concordo plenamente contigo. Nossa, que bom encontrar alguem que compartilhe da mesma opinião que a minha. Se quiser entrar em contato comigo para discutirmos coisas como essas aqui meu email>thiagodhinglos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acredito nisso pois leio a Bíblia também
      estamos juntos por amor de Jesus..

      Excluir
  2. Concordo plenamente... E reservar um local que não tem barulho externo, nem pessoas incomodadas chamando a polícia pra você, me parece um bom local para chamar os meus amigos para lhes apresentar o evangelho.

    ResponderExcluir

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.