Matérias

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Manejando as Dúvidas

Faz um certo tempo, fiz uma postagem no blog chamada "Perguntas que todo cristão devia fazer" porque realmente creio que nós devemos meditar sobre a Palavra de Deus por nós mesmos. O Espírito Santo é quem convence do pecado, da justiça e do juízo e, sendo proveniente de Deus a moral incutida em nossas consciências individuais, isso demonstra que há uma preocupação de Deus conosco como indivíduos. A salvação é individual - há uma diferença muito grande entre ler o que a Bíblia realmente diz e aquilo que as pessoas te disseram que ela diz ou mesmo daquilo que você prefere que ela diga.

Meditar e orar sem ignorar que temos algumas perguntas sem resposta na vida é uma questão de humildade diante de Deus, buscar entender o mais perfeitamente possível, dentro de nossa capacidade, o que a Bíblia diz é DEVER de todo cristão. Eu mesmo tenho algumas dessas perguntas, mas quando leio a Bíblia me dá a impressão de que Deus quer que usemos do esforço e da lógica que ele imprimiu em nossas mentes pra aprender as coisas com auxílio do Espírito Santo. O livro de Jó é um exemplo. Jó faz uma pergunta a Deus: “Por que fez isso comigo?” E Deus praticamente manda Jó pentear macaco, embora me pareça (e me corrijam se eu estiver errado) que retribuir a fidelidade de Jó permitindo que ele reconstruísse a vida foi a resposta de Deus a Jó, algo como um "obrigado por me ajudar a mostrar para Satan que ele estava errado e desculpe o incômodo".

Passagens bíblicas como essa me fazem pensar que Deus não faz o tipo de cara que dá respostas, então algumas coisas podemos descobrir sozinhos, outras vão continuar incomodando...

Abaixo temos um vídeo do filósofo Cristão William Lane Craig falando justamente sobre como o cristão pode manejar suas dúvidas intelectuais a respeito de sua fé sem perder a fé no processo. A legenda está em espanhol, mas dá pra entender perfeitamente.

Espero que isso possa ajudar o pessoal que gasta seu tempo lendo o Proibido Pensar tanto quanto me ajudou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.