Matérias

domingo, 25 de dezembro de 2011

HIM e o Satanismo Pós-Moderno (Parte 3) ☑

HIM - His Infernal Majesty ou "sua majestade infernal".

Algum de vocês sabia que HIM também é o nome do diabo no desenho das Meninas Super-Poderosas? Quem copiou quem, não me pergunte... kkkkkkk

Se "Toda dádiva e todo dom perfeito vem de Deus." (Tiago 1:17), segue que os maus só podem fazer o bem por influência de Deus, não por mérito próprio. Levando em contas que, segundo palavras do próprio Jesus, só há um que é bom, a saber, Deus (Marcos 10:17).
O que isso tem a ver com o HIM?

O HIM se popularizou con canções melosas e frases como "Eu espero o teu chamado e estou pronto para receber seu 666 em meu coração" (Tradução do coro da canção Your Sweet 666).

Creio que um dos maiores problemas envolvendo a banda é que as canções (mais melosas que sombrias) são realmente belas em melodia. Atraem os ouvidos (como pornografia atrai os olhos...). Todavia, o belo pode ser ruim, como mencionamos na parte 2 dessa mesma matéria. Para o cristão, o dom da música provém de Deus, mas as letras de adoração ao "cão que pôs a pinga do Jeremias", não poderiam ser.

Se alguém se habilitar a reescrever as letras das melodias do HIM, pra mim tá ótimo.

Depois de ponderar bastante a questão, creio que, apesar de algumas letras como a de Beyond Redemption, Sweet Pandemonium, Endless Dark, entre outras, 2 dos álbuns do HIM são, por incrível que pareça, interessantes em termos de letra para qualquer cristão (maduro) ouvir, a saber: Dark Light e Venus Doom.

Dark Light tem uma canção que, independente do ponto de vista de quem escreveu a letra, mostra o resultado da péssima escolha de Adão e Eva ao, como diz a letra da música "In the Nightside of Eden": "caímos de amor pela canção da serpente".

Venus Doom é apenas um álbum conceitual que canta a história da Divina Comédia, de Dante Alighieri, o Inferno de Dante, uma vez que uma narrativa difere de um louvor, é apenas mais uma forma de ser apresentado a esse clássico literário - pra quem conhece o livro, o bridge de Sleepwalking Past Hope é justificável. Se você não entendeu a frase anterior, ignore todo esse parágrafo e continue o texto ou leia o Inferno de Dante e depois leia a letra de Sleepwalking Past Hope e vai entender do que estou falando.

O problema de concluir que uma banda anti-cristã pôde fazer não apenas um, mas 2 álbuns que mesmo um cristão poderia parar pra ouvir, igualmente, bandas cristãs, cantores e ministérios de louvor podem escrever álbuns péssimos e anti-bíblicos e parar numa loja ou blog cristão.

Analisemos todas as coisas. Retenhamos APENAS o que é bom.(1 Tessalonicences 5:21).

In The Nightside Of Eden
Nas noites do Éden

Devided we stand in the light of a frozen sun
Divididos estamos sob a luz de um sol congelado

Cursing the gods we have become
Amaldiçoando os deuses que nos tornamos
We steal the fire from a secret heart
Nós roubamos o fogo do segredo de um coração
And bleed the wine unholy
E sangramos o vinho profano

We fall in love with the serpent's song
Nos apaixonamos com a canção da serpente and fear nothing
Sem nada temer

In the nightside of Eden
Nas noites do Éden
We're born again
Nós renascemos
Dead
Mortos

Forever we are
Para sempre nós estamos
Forever we've been
Para sempre estivemos
Forever we'll be crucified to a dream
Para sempre estaremos crucificados para um sonho
In the nightside of eden
Nas noites do Éden

Deranged, we're tearing away the petals of desire
Loucos, estamos arrancando as pétalas do desejo
Learning the mathematics of evil by heart
Aprendendo a matemática do mal no coração
We decieve ourselves to start a war
Enganamos a nós mesmos para iniciar uma guerra
Within the realm of senses
Dentro do reino dos sentidos
And descend to the circle number four
E descemos até o círculo número quatro
Where we are nothing
Onde nada somos

In the nightside of Eden
Nas noites do Éden
We're born again
Nascemos novamente
Dead
Mortos

Forever we are
Para sempre estamos
Forever we've been
Para sempre estivemos
Forever we'll be crucified to a dream
Para sempre estaremos crucificados a um sonho



9 comentários:

  1. Ah, e ainda acredita nessa coisa de adão e eva. Sai dessa amigo. Ville Valo compos músicas que você jamais seria capaz de compor, JAMAIS. Você só pode ter inveja. Cada um, é cada um. Cada um faz sua escolha, seja religião ou o caralho a quatro. Você já leu a biblia satânica? Procure ler antes de falar que satânicos são ruins. Existem aqueles idiotas que fazem rituais, mas o satanismo mesmo é relacionado mais ao ateísmo, está na biblia, eles não matam animais nem crianças, cada um faz o que quer, então não julgue sem antes procura entender o satanismo.

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo.
    Ville realmente compõe muito melhor que eu, afinal eu não sou músico. Infelizmente, posso dizer q, até o MC Créu compõe melhor do q eu baseado no mesmo argumento, enfim... não sei o q minha capacidade de compôr tem a ver com o tema em questão.
    O post, nessa parte 3, assim como todos os temas controversos abordados aqui, é sobre os 2 lados da questão. Não estou denegrindo a imagem do HIM nem dizendo coisas q a própria banda já não tenha pronunciado.
    gostaria q vc mostrasse onde exatamente você leu nesse post as minhas palavras dizendo q "satânicos são ruins". Como cristão, as diferenças ideológicas entre um satânico, ateu, budista, muçulmano e um cristão serão sempre inconciliáveis porque as crenças se contradizem entre si.
    Gostaria também de saber de onde vc pôde deduzir desse texto q eu não sabia q os satânicos seguidores de Anton LaVey são em realidade ateus. Eu já postei um documentário aqui sobre isso. Sua interpretação de texto não parece ser das melhores porque não se pode inferir de um texto algo que NÃO ESTÁ NO TEXTO. O texto também não faz menção alguma a sacrifícios de animais ou crianças.
    Não li a Bíblia satânica pelo simples motivo q não tenho razões para me filiar a qualquer ramo ateístico porque isso seria uma tremenda demonstração de burrice da minha parte, já q não dá pra crer em Deus e não crer em Deus ao mesmo tempo num mesmo sentido. como cristão eu escolhi crer no Deus Cristão.
    Só queria terminar minha réplica te perguntando: Você por acaso LEU o texto ou só fuça em sites dedicados ao público cristão pra falar mal deles sem antes ler? Afinal, em suas próprias palavra há uma condenação a quem critica algo sem ler antes colega...
    Desculpe se o tom dessa resposta pareceu ofensivo mas, convenhamos, vc pediu por isso.

    ResponderExcluir
  3. Apenas o modo como você escreveu me pareceu que você insinuou que os satânicos são ruins. Não fiquei olhando todos os seus posts, sorry I have more to do. Só olhei os posts do him, porque achei um site insinuando que a banda era satânica. Não fui procurar mais coisas de deus por ai, porque, como você disse, não tenho razões para me filiar a qualquer ramo cristão.

    ResponderExcluir
  4. Olá novamente "anônimo".
    Como não tem interesse no ponto de vista cristão e esse é um blog dirigido para o público cristão, sinta-se à vontade para visitar blogs q correspondam à sua visão de mundo, ou melhor, faça um com seus textos sobre suas idéias.
    Este tópico está sendo fechado e novos comentários serão deletados... aparentemente vc não é o único q tem + o q fazer por aqui.
    Agradecemos sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Você já pesquisou para saber mais sobre a banda?
    dizem que essas músicas fazem parte do mesmo ano que um certo álbum que foi produzido por um cara que realmente era satanista e curtia colocar esse tipo de coisa.
    Quando ville e os outros se deram conta de que o álbum estava ficando cada vez mais pesado e fugindo do real propósito da banda, eles o retiraram e passaram a coordenar eles mesmos (e é muito visível as mudanças nas musicas, se você entender algo errado, é melhor pedir segundas e terceiras opiniões). E as músicas voltaram ao tom sombrio e melancólico e a frequente presença do sentimento de dor, tristeza e sensação de perder a vida pelo próprio erro ( que é amar a outra pessoa a ponto de esquecer de si mesmo) ele expressa muito o fato de dar a própria vida para um simples gesto ( como a musica heartache every moment, kiss of dawn)a vontade de largar tudo e uma pontada de vingança(gone with the sin -persebe-se que apesar de ele querer deixá-la morrer ele ainda a admira) . se você perceber as musicas tem certa continuação, uma completando a outra.
    o heartagram é baseado no pentagrama, que é mal interpretado por muitos como um bode (seria o pentagrama invertido, assim como uma cruz invertida e etc)são 2 triângulos um pra cima e outro pra baixo (que como yin e yang, significam vida e morte, lado bom e ruim) e assim é o significado do heartagram, só que no lugar do triangulo que seria a vida, ele tem um coração, significando que o contrário de morte é o amor.
    não acho que toda essa coisa de "ah tem falando de marcar 666 no coração é satânico" ele simplesmente comparou o amor oferecido a ele é algo tão ruim, tão dolorido e sofrido que pode ser comparado ao numero da besta. e então tudo que vem desse amor é ruim, e sempre é comparado a algo ruim, algo que todos temem, que faz todos se afastarem. mas apesar de ser ruim, ele ama e se prende mesmo sabendo o mal que faz.
    Dark light: ou seja, luz escura. pode chamá-la de Deus.
    seria a opinião de ville (ou seja lá quem a compôs) sobre Deus, uma luz, "escura" tudo que é escuro, negro. dá a sensação de misterioso, escondido, dá curiosidade.
    ele chama Deus de uma luz misteriosa, que ele não conhece, mas mesmo assim pede que proteja.
    Como diz as outras músicas, o que é algo além da salvação?
    é algo corrompido, algo errado demais, ruim demais para ser salvo.
    como eu ja havia dito, é o amor oferecido a ele, algo ruim demais.
    Não é que ele esteja sendo atraído pelo diabo ou que ele o queira.
    É simplesmente uma comparação.
    Também sou cristã. Mas como minha catequista disse: temos que ter cuidado não só com o que a gente ouve, mas também como entendemos aquilo que ouvimos, com a falta de informação e com aquilo que dizemos aos outros sem saber.
    Espero que tenha entendido.
    Curto bastante a banda. mas só sabendo ouvir e interpretar para podermos analisar aquilo de maneira justa.

    ResponderExcluir
  6. HIM = His Infernal Majesty.
    Como ja mencionado o amor a ele oferecido.
    e como estou no curso. meu professor de redação deu uma lida as suas partes. E tive que concordar com ele.
    Suas interpretações estão um lixo.
    Sendo uma banda de love metal, é romântica e melosa.
    o que mais teria é comparações e indiretas.
    Seus textos parecem de uma criança que ouviu e acha que tudo que eles dizem é satânico.
    Uma banda satânica não iria deixar nada tão na cara por existir gente como você.
    E como meu professor disse: mande-o de volta a escola porque interpretação pra ele ta bem difícil.

    ResponderExcluir
  7. Lithi, vc publicou os dois comentários que seguem com seu nome?
    A impressão q passa é q são 2 pessoas TOTALMENTE DIFERENTES falando. Enquanto no 1.º comentário vc explica claramente sua opinião a respeito de como interpretar as letras do HIM, na segunda vc parece destilar veneno e praguejar contra os textos do blog como se tivesse sofrido alguma ofensa pessoal.
    A ideia do texto (q é o 3.º de 3 sobre o assunto q eu escrevi apenas por desabafo bem humorado por conhecer pessoas q não sabem como se posicionar a respeito da banda)em nenhum momento era denegrir a banda ou seus fãs, apenas pôr em análise um ponto q o próprio Ville Valo admite existir: referências satânicas em algumas letras.
    Duvido muito q seu professor tenha proferido uma interpretação tão odiosa dos textos do blog (q é escrito por 3 pessoas, todas de nível superior concluído). Os textos são revisados sempre q possível para corrigir falhas q passem despercebidas e a alma desse 3.º texto não é: "HIM é satânico, parem de ouvir isso" e sim: "Apesar de algumas músicas serem anti-cristãs, HIM escreve coisa legal".
    Lamento q vc tenha descido a esse nível, vc me parecia uma pessoa inteligente no 1.º comentário. Se seu professor realmente fez essa avaliação de meus textos, procure outro professor de redação, de preferência um q tenha lido a Bíblia inteira e estude mitologias de diferentes culturas, do contrário ele pode não compreender do q estamos falando aqui. Esqueça um pouco o conceito de Love Metal e analise o TEXTO e o contexto das referências anti-cristãs do heavy metal como um todo (qualquer banda serve) e vai entender porque algumas pessoas acham estranho a negatividade muitas vezes presente.
    Não estamos falando mal do HIM nem do Heavy Metal, estamos comentando que existem letras e letras dentro desse contexto.
    Espero ter esclarecido o mal entendido.

    ResponderExcluir
  8. Essa matéria tem parte 1 e parte 2. Tenham a decência de ler antes de crucificar o blog:

    http://proibidopensar1.blogspot.com.br/2011/12/him-e-o-satanismo-pos-moderno-parte-1.html

    http://proibidopensar1.blogspot.com.br/2011/12/him-e-o-satanismo-pos-moderno-parte-2.html

    ResponderExcluir
  9. depois de 4 anos dessa treta varei aqui casualmente e vou expor a minha opnião: não vi nada de mais no artigo sobro HIM e a opnião do blogueiro. Sou Critão e escuto him..iron..blacksabath.. e quando sei q a musica é sinistra(saco um pouco de ingles) eu apenas não ouço, exemplo: NIB do BlackSabbath(meu primo bateu o carro 3x e coincidentemente estava escutando ela kkkk). Enfim, somos livres pra expressar nosssas ideias sobre tudo e cabe apenas cada um respeitar um ao outro. Lembrando que: CADA CABEÇA É UMA SENTENÇA. PAZ , AMOR, JUSTIÇA E FÉ A TODOS.

    ResponderExcluir

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.