Matérias

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

E Eu Com Isso? - O Perfil do Cristão no Século XXI

Quem nunca parou pra pensar: por que durante a vida toda somos levados a acreditar que fé e lógica são coisas inconciliáveis? Nem chego a mencionar essa coisa esquisita e cheia de fricotes que as pessoas chamam de ciência, que mais parece uma menininha de 12 anos mudando de opinião a cada 20 minutos por conta dos hormônios e das novidades úteis ou não que acaba aprendendo... Mais interessante é notar que ao longo da história nem sempre foi assim. Qualquer criança no ensino fundamental sabe que sem a astrologia a astronomia não teria se desenvolvido como a conhecemos, a química emergiu a partir da alquimia, o estudo da física já foi censurado pela Igreja Romana, etc. Houve um tempo em que o conhecimento e o misticismo eram um todo e o conhecimento experimental revelava "as leis eternas de Deus", como dizia a física de Newton levava a crer¹. 
 
O que nos trouxe a esse ponto de ver fé e conhecimento como antagônicos? Em uma apalavra, século XIX². Pior, com o advento da psicanálise, sendo Freud ateu, a fé passou a um status similar ao que chamamos de loucura, que, a grosso modo, é a negação da validade da lógica. Mas creio que o grande contribuinte nessa questão foi Karl Marx e a doutrina conhecida como Materialismo Dialético³. uma tendência que a ciência haveria de seguir e pode ser simplificada assim: "Se você não pode medir, perceber e sentir com os sentidos biológicos, então não existe e isso não nos interessa." 
 
Como Marx deve se revirar no túmulo ao saber que o materialismo na verdade é a base do capitalismo a quem tanto repudiava e que seu socialismo não era tão melhor proposta assim a nível psicológico. Se vamos falar de lógica, algumas coisas tem que ficar claras: As premissas (informações) que baseiam uma idéia são pura especulação, científica ou não, portanto podem estar erradas. Mas a LÓGICA é incontestável - é a ferramenta que nos permite pensar com coerência e é por meio dela que devenmos interpretar o mundo, não segundo nossa VONTADE. A menos que suas funções mentais estejam prejudicadas. 
 
Desde o começo, a proposta do blog PROIBIDO PENSAR era exatamente quebrar essa dicotomia inútil mostrando o lado racional do Cristianismo, inclusive teremos novidades em breve graças a nossa mais nova aquisição, a excelente obra "Os 100 Acontecimentos Mais importantes da História do Cristianismo". Mas aí vem uma questão crucial: independente de sermos cristãos ou não existe um consenso mesmo entre os ateus mais doentes e os beatos mais ignorantes: a verdade liberta. O que nos induz a um problema: qual é a verdade? Pior! Começa a haver um segundo impasse: nível intelectual. Quantos teriam capacidade intelectual de compreendê-la? Como fica nossa concepção de justiça quando milhares não conhecem a verdade que liberta ou não dispõem dos meios de compreendê-la adequadamente? Devem por acaso ser sacrificados em nome da minoria dos "escolhidos" intelectualmente dotados? Devemos nos entregar à eugenia espiritual? 
 
A esse respeito o PROIBIDO PENSAR encadeou uma série de textos sobre o tema articulando problemas como a existência de Deus, o surgimento do mal, e uma análise simplificada das crenças cristãs, afinal, a fé não seria justa se não fosse acessível... O conhecimento que permite a você crer ou não, como qualquer outro, tem seus especialistas e estudiosos, mas e quanto a nós, meros mortais? 
 
Assim como é problemático um adolescente com tendências anarquistas expôr suas idéias a um experiente comerciante com doutorado em economia, os disparates no nível de compreensão da Bíblia por parte do seu Zé do bar não podem se igualar a Shedd, por mais que o seu Zé leia e estude a Bíblia nas horas vagas. E agora Jesus? 
 
É esse o lado genial do Cristianismo: suas bases partem de princípios tão simples que podem ser seguidos e compreendidos tanto vislumbrando a complexidade de suas consequências metafísicas e sociológicas como enxergando apenas o aspecto moral simplista. Você pode enxergar a coisa pelas duas óticas sem que haja contradição, mas sim complementação (se quiser dar continuidade a esse raciocínio, clique aqui.). 
 
Uma das coisas interessantes na Bíblia, e consequentemente no Cristianismo é a não exclusão do considerado louco nem do ignorante. Na visão cristã, não existe massa de manobra, existem mártires.
 
Analise e busque os pontos fracos no que aprende. Salvação individual tem muito a ver com isso: 
 
"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." 1 Pedro 5:8 
 
Detalhe: A idéia é que os textos levem a mais textos de leitura e que fiquem acessíveis aos leitores, então usarei apenas fontes da própria internet pra que confiram rapidamente as bases dos argumentos. Se quiserem ler mais a respeito, os próprios links tem bibliografias e indicações de leitura. 
Um dos problemas do excesso de informação do mundo de hoje é poder filtrar aquilo que é útil e real do que não é. Meu conselho: use a lógica, pense a respeito - é o nosso melhor recurso, especialmente por causa do lado negro do "Princípio da Autoridade": se alguém quer manipular o que você sabe tendo mais conhecimento que você fica fácil. Nossa única proteção é, parafraseando o Surfista Prateado, "seguir a sua consciência", e não tomar por verdade o que qualquer um disser... inclusive nós do Proibido Pensar. 
 

Aproveitem a leitura clicando nos hyperlinks de cada tópico:

 

*Uma Outra Visão do Nascimento do Universo - Deduzindo A Fé E A Realidade 

*Deus Existe? 

*Deus criou o mal? 

*Vamos pensar um pouco. tema: Monoteísmo 

*Jesus Existiu? 

*O Que Torna Os Ensinamentos de Cristo Tão Especiais? 

*Jesus Ressuscitou? 

 *Por que o mal é necessário? 

*Por que Chamamos a Bíblia de "A Palavra de Deus"? 

*Em que crêem os cristãos verdadeiros? E porquê? 

*A Fé Pode Ser Racional? 

 

Apêndices de Lógica Básica: 

1-Princípios Básicos da Lógica (Primeiros Princípios) (leis gerais de raciocínio) 

2-Tipos de Verdade (afinal, se cremos ser o Cristianismo a verdade, temos de saber o porquê) 

3-Religiogênese (a lógica por trás da religiosidade) Alguns trechos estão muito fáceis de entender, outros demandariam muita leitura. 

 

Nota do autor: O paradoxo do Cristianismo é justamente ser tão simples no seu âmago e ao mesmo tempo extremamente complicado de se analisar. Me senti programando um computador nesse último mês que me afundei em pesquisa sobre o tema e disso surgiram muitos textos novos no blog que marcamos com a tag BASES DA FÉ CRISTÃ. Dêem uma olhada e se atualizem. Assim quem afirmar que a fé cristã é coisa de massa de manobra ignorante passando perto de um dos leitores desse blog vai passar vergonha! Divirtam-se! XD 

 

Fontes:

¹ - http://www.oconsolador.com.br/ano3/149/eduardo_augusto.html 

² - http://vazionoespelho.blogspot.com/2009/02/uma-analise-do-filme-freud-alem-da-alma.html 

³ - http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo_dial%C3%A9tico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.