Matérias

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A Trilogia Espacial de C. S. Lewis ☑


Não é de hoje que C. S. Lewis é considerado um dos maiores escritores cristãos pela sua perspicácia ao analisar questões complexas usando uma linguagem acessível até aos mais simples (o que, creio eu, comparando com as parábolas de Cristo, deve ser um dos objetivos do cristão - apenas quando devidamente compreendido o evangelho real pode ser aceito ou rejeitado).

Lewis se tornou tremendamente popular com a saga das "Crônicas de Nárnia", mas também escreveu livros mais maduros como "Cartas do Inferno" (ou "Cartas de Um Demônio A Seu Aprendiz", a depender da tradução). Foi comparado a J. R. R. Tolkien, de quem foi aluno e amigo pessoal, já que ambos escreveram livros de fantasia com o Cristianismo como pano de fundo (em Lewis mais evidente que em Tolkien, já que Tolkien era extremamente detalhista, enquanto Lewis preferia apenas ir direto ao assunto). Agora imagine como seria Lewis escrevendo... FICÇÃO CIENTÍFICA!

Sim meus amigos! Isso existe! Na chamada "Trilogia Espacial", composta pelos livros "Além do Planeta Silencioso", "Perelandra" e "Aquela Força Medonha" Lewis conta a história de Ransom, um filólogo que é sequestrado por um par de cientistas inescrupulosos (Devine e Weston) até o planeta Marte que descobrem ser habitado não por homenzinhos verdes mas por três raças de seres inteligentes que vivem uma vida sem pecado. Então você diz: "Vida sem pecado? Como pode ser? Como imaginar isso?" LEIA ZÉ!!!

No segundo livro chamado "Perelandra", ainda mais brutalmente filosófico que o primeiro, Ransom viaja a um mundo com uma estranha missão: evitar que a nova raça recém-criada caia no mesmo erro que nossos ancestrais... Um homem caído deve convencer a Dama de Perelandra a não pecar interpondo-se em amplos discursos entre ela e o próprio demônio. Cheio de diálogos com consequências complexas, porém infinitamente simples de se entender, Lewis aborda nesse segundo livro a questão da existência do mal e faz a velha pergunta que todo cristão se faz em algum momento da vida: "E se a humanidade não tivesse caído diante da tentação?"

Pra encerrar com chave de ouro temos "Aquela Força Medonha" (ou "Aquela Força Sinistra" em algumas traduções), última parte da trilogia, algumas vezes dividida em dois livros por ser o mais longo dos 3 episódios.

A história se passa na Terra, onde um grupo deseja impor uma Nova Ordem Mundial, e Ransom, à mando de Maleldil (um pseudônimo de Deus no livro), prepara um contra-ataque, que inclui desde uma paranormal até Merlin!!!


Além de tratar questões sobre a natureza do mal, sua existência, a possibilidade de uma vida sem pecado, o papel da mulher na sociedade, a monetarização da vida e da cultura além de questões tanto psicológicas como teológicas, Lewis ainda põe a possibilidade de vida extraterrestre sobre uma perspectiva cristã oposta à simplista demonização da ideia comum ao debate cristão.

Para quem se interessou pela dica de leitura, o link está logo abaixo. Aproveitem a leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.