Matérias

quinta-feira, 18 de março de 2021

Deus É Anarcocapitalista




Um dos poucos casos em que eu posso dizer que concordo 100% com o Lobo Conservador.


Postumamente à publicação do vídeo achei que seria necessário argumentar ponto-a-ponto sobre as aproximações existentes entre 🔗antarquismo, cristianismo e liberdade econômica.

a) A quem se interessar pelo tema, basta seguir os argumentos apresentados no material abaixo em ordem:






b) Algumas passagens bíblicas de índole claramente libertária:


➡️Desobediência civil na visão cristã:






Observações:

Minha análise pode estar errada? Mas é óbvio que sim! Eu só não acredito que esteja porque ainda não ouvi argumentos melhores em contraposição.

Acredito que a pregação do evangelho em locais contrários à fé cristã que caracterizou o nascimento da Igreja e sua continuidade em ambientes hostis somada à admissão de um Deus que permite a existência do mal está muito mais próxima no espectro político do libertarianismo que do comunismo ou socialismo.

Claro que não é a única análise possível. Há cristãos na esquerda e na direita. A igreja católica foi por muitas vezes social-democrata. Muitos protestantes se enquadram como conservadores ou ancaps e os espíritas cristãos, em geral, se veem como favoráveis ao capitalismo já que sua visão de "carma" é próxima do conceito de "meritocracia". Deus escolheu alguns reis no Antigo Testamento como o fez com os juízes antes do período monárquico em Israel e, uma vez admitida certa autoridade, nossa segurança e liberdade de fé dependem diretamente de não entrarmos em conflito com a mesma (vide Salmos 122:6-8), portanto geralmente não é errado respeitar as autoridades.

Todavia, se imposto é roubo, se matar é errado e se existe o mandamento de não ter outros deuses diante do Deus cristão, a cobrança de impostos, o serviço militar obrigatório em tempo de guerra e a 🔗idolatria a quaisquer formas de governo é sumariamente condenável do Judaísmo ao Cristianismo!

Teocracia não é governo humano. Se não há governo humano mas sim propriedade privada e vínculos familiares sem regulamentação do comércio, do ponto de vista humano, adivinhe sob qual sistema social as pessoas estariam vivendo...

Ninguém é obrigado a concordar, mas definitivamente não é uma analogia absurda.

Fica a reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.