Matérias

domingo, 8 de dezembro de 2019

Meu Testemunho (Dia da Bíblia)

Testemunho é uma palavra engraçada. Como todos sabem ele vem da palavra "testemunha", aquele que viu alguma coisa acontecer.

Normalmente, quando acontece um evento religioso com "testemunho", o que as pessoas chamam de "testemunho" costuma ser:

1. Um caso em que a pessoa relata que já roubou, matou, prostituiu, traficou, tentou suicídio... etc, etc, etc. E depois aceitou Jesus e mudou de vida, ou

2. A pessoa estava numa situação difícil como grande pobreza e endividamento ou um caso de doença.

Como o cristão evangélico também é conhecido como "protestante" acho que cabe fazer um pequeno protesto aqui. Pra quem estuda história, a gente sabe que o principal motivo dos protestantes terem saído da igreja católica (não me entendam mal, respeito os amigos católicos) foi que a igreja católica diz que é o papa, e não a Bíblia, quem deve dizer como nós devemos viver, em outras palavras, é o Papa quem diz o que é certo e o que é errado na igreja romana, ele é a regra de fé e prática do católico, mais importante que a Bíblia. A igreja evangélica protestante não crê assim. Nós cremos que esse documento chamado Bíblia traz o relato histórico da vida de Jesus, o filho de Deus, do qual o próprio Deus testificou em Mateus 3:17 dizendo: "Este é meu Filho amado em quem me comprazo".

Não se iluda amigo. Países em que a Bíblia não é lida não adoram a nem conhecem a Jesus, então não se engane pensando que todos os caminhos levam a Deus. Nós cremos no Deus da Bíblia porque é apenas através da Bíblia que nós sabemos sobre os ensinamentos de Jesus. Simples assim.

E o que a Bíblia diz sobre "testemunho"?

"Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá."
Isaías 43:10

Então, pelo que lemos, o testemunho deve levar as pessoas a SABER que existe um único Deus e para que entendamos quem é Deus. Hoje em dia temos muitas pessoas religiosas que são bons profissionais ou gente interessante que entende de arte, música, filmes, mas quando o assunto é Bíblia Sagrada eles não tem o que dizer. O que acontece se o cristão, que só sabe de Jesus através da Bíblia, não ler esse livro?

Certa feita eu estava assistindo um episódio de Simpsons em que um pastor, depois de operar alguns "milagres" está tendo uma conversa com Bart Simpson pra que Bart se convertesse e tal (converter gente é passar a OBEDECER A DEUS. Se você pensar que a única diferença entre você e um criminoso é que você obedece a lei e ele não você vai entender. Adianta eu saber como Deus quer que eu viva se eu não obedecer às regras Dele? Converter é obedecer à Palavra de Deus). Agora é a parte engraçada da historinha: Bart diz que prefere viver uma vida de pecado e se converter no leito de morte, assim não teria que se preocupar com a maneira como viveu a vida! O pastor responde que é uma idéia válida, mas pergunta se não seria mais interessante se converter desde já garantindo uma entrada no céu em caso de "morte repentina"? O pastor mostra a conversão como um tipo de "seguro de vida". Eu ri.

Muitas vezes as pessoas pensam como Bart Simpson quando ouvem um testemunho de alguém que fez muita coisa errada na vida e depois mudou. É como se a mensagem que realmente ficasse na cabeça é "eu posso tocar o terror, desde que me converta antes de morrer e tudo fica bem de novo"; e eu faço a mesma pergunta do pastor no desenho: não seria mais garantido se você simplesmente não saísse por aí fazendo besteira?

Há alguns ensinamentos errados correndo soltos por aí. Um deles é de que Deus perdoa tudo. Mas a Bíblia diz que há um pecado que Deus não pode perdoar. Sabia disso? Você pode ler isso em Mateus 12:31-32. Jesus chama esse pecado de "blasfêmia contra o Espírito Santo". Não entendeu nada? Vamos deixar que a Bíblia se explique:

O que o Espírito Santo de Deus faz na vida das pessoas segundo a Bíblia? A resposta está em João 16:8: Ele nos convence de nossos pecados, da justiça de Deus e de que Deus um dia nos julgará por nossos atos bons e maus. Em outras palavras, é o Espírito Santo que nos leva a conscientização e ao arrependimento, a nos convertermos e a obedecermos a Palavra de Deus. Não é papel do pregador convencer ninguém, a ponto do profeta Isaías fazer a pergunta retórica "Quem deu crédito à nossa pregação?" no capítulo 53, versículo 1 de seu livro diante da dureza de coração das pessoas em aceitar a Palavra de Deus.

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."
Filipenses 2:13

O único pecado que não pode ser perdoado é a falta de arrependimento de quem com ousadia constante ofende a Deus sem se arrepender de suas palavras e atos.

"Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários."
Hebreus 10:26-27

Você não pode fazer o que quiser da sua vida dizendo que vai se arrepender depois porque se você faz, me corrija se eu estiver errado, mas você não parece ter intenção de se arrepender. Os jovens não pensam muito na morte, mas o fato é que nenhum de nós sabe quando irá morrer. Salomão, um sábio rei de Israel nos escreveu:

"Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração."
Eclesiastes 7:2

"O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria."
Eclesiastes 7:4

Por que ele disse isso? Afinal, todo jovem gosta de festa. Salomão se explica no final de seu livro em Eclesiastes 12:13-14 dizendo:

"Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau."

Sabem qual o testemunho que tenho pra dizer pra vocês? Eu nunca pus um copo de cerveja que me ofereceram na boca, nunca fumei, nunca usei drogas, nunca fui pra balada, nunca matei ninguém, nunca fiz nenhum ritual de bruxaria, nunca fui pro cabaré atrás de mulheres fáceis... Diacho... Eu nem nunca fiquei de recuperação na escola. E eu sei que alguns de vocês vão pensar "que vida chata esse cara viveu". Se você pensou assim amigo eu só posso lamentar por você. Porque eu não contraí problemas de saúde, não engravidei filha dos outros, não gastei dinheiro roubado da carteira dos meus pais pra comprar drogas nem bebida, não me acidentei, nunca levei um tiro, não pago pensão pra ninguém, não preciso de Bolsa Família pra viver e nem preciso me entorpecer pra conseguir rir e me alegrar. Ainda acha que uma vida sem limites é mais interessante do que estar em paz?

Eu não estou dizendo isso pra me enaltecer, embora eu sei que alguns de vocês vão pensar que sim. Mas eu costumava me perguntar o que fazer ou qual a melhor decisão a tomar e a frase certa a dizer em alguns momentos complicados da vida e tudo que me vinha a mente eram testemunhos de ex-isso e àquilo. Eu não queria errar pra aprender depois, eu queria acertar de primeira.

Minha mãe costumava me ensinar (e ainda ensina) dizendo que "o inteligente aprende com os próprios erros, mas o sábio aprende com os erros DOS OUTROS".

É possível evitar gravidez na adolescência, é possível não tentar tirar a própria vida, é possível viver longe das drogas, é possível trabalhar sem aceitar suborno, é possível não ser um homem galinha. E pra quem perguntar como, eu aprendi isso na Bíblia:

"Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra."
Salmos 119:9

Esse é o segredo velado nessas páginas. Quer ter uma vida digna diante das pessoas e diante de Deus? Talvez você não fique rico, talvez você não seja a pessoa mais popular, mas quer ter uma consciência limpa?

A Bíblia diz em I Tessalonicenses 5:22: FOGE da APARÊNCIA do mal. Não precisa nem ser algo ruim, se pareceu ser a ordem é pra FUGIR!

Se não fazemos besteira em atitudes falamos besteira com palavras, se não falamos besteira em palavras pensamos besteira em nossa mente... E geralmente pensar em besteira em nossa mente é o primeiro passo pra que, em breve, você cometa atos maus.

"Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias."
Mateus 15:19

É por isso que a Bíblia diz:

"De tudo que se deve preservar, preserve o seu coração porque dele procedem os caminhos da sua vida".
Provérbios 4:23

E eu não poderia dizer tudo isso sem também te alertar de uma coisa: eu não sou exemplo pra você seguir. É isso mesmo, não sou. Nem eu sou, nem ninguém é. Eu tenho plena certeza que muitas pessoas estragaram com suas vidas antes de voltar pra Jesus pedindo "socorro" porque Jesus assim convida:

"Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve."
Mateus 11:28-30

Eles não são exemplos pra você. Eu posso ter me livrado de muita coisa como acabo de contra, mas também não sou exemplo pra você.... Porque a Bíblia fala de mim. Sabe onde?

"Porque TODOS pecaram e destituídos estão da glória de Deus". E eu estou incluído aí. E daí que meus erros talvez sejam pequenos? Eu também já magoei pessoas que eu amava e tomei decisões que preferia não ter tomado.

Quando Deus chama a Abraão para seguí-lo em Gênesis 17:1 ele o desafia:

Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito.

Mas Abraão não foi perfeito. Ninguém foi. Deus exige perfeição e santidade porque está escrito que "sem santificação ninguém verá a Deus" (Hebreus 12:14).

Todos nós já cometemos algum pecado e o problema nisso é que assim como uma maçã que é jogada pra cima cai pela lei da gravidade, tal como a maçã cai, quem peca irá morrer.

O que aconteceria então se alguém que nunca pecou morresse?

Nós vimos hoje que a Bíblia fala de mim e de você. E todos nós pecamos. Mas eu não mostrei a passagem inteira.

"Porque TODOS pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos."
Romanos 3:23-25

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
João 3:16

Se você até hoje não havia entendido porque Jesus morreu, eis o motivo: porque ninguém é perfeito. Mas Ele sendo perfeito morreu em nosso lugar pra que, um dia, toda a justiça perdida seja restaurada e por meio de seu retorno para julgar este mundo se cumpra o que está escrito em Apocalipse 21:4:

"Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."

E em Daniel 7:18: "Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, sim, para todo o sempre."

E para quem preferia ter ouvido um testemunho de curas ou milagres e "poder de Deus", você sabe o que a Bíblia chama de poder de Deus?

O evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê."
Romanos 1:16

Você acha que Deus está mais preocupado em curar uma doença ou em te salvar de ser julgado culpado diante de Cristo e dos anjos?

Muitos de vocês não entendem pra que se aproximar de Deus se você não está fazendo coisas condenáveis (ou se ninguém sabe que você está fazendo), muitos de vocês não entendem pra que ir até Deus se não estão falidos ou doentes, afinal, somos jovens e temos toda a vida pela frente. E para que? Pra ouvir juras de amor antes de ser traída, pra remoer a mágoa que seus pais desmiolados te fizeram? Pra se bajulado por colegas que só estão contigo pelo que você tem e não pelo que você é?

Sabe o que Deus quer de você? Um relacionamento, ser o pai que você talvez não tenha, o amigo que não vai te deixar nas horas duras, que não vai te julgar por seus defeitos mas que quer estar contigo sempre e não vai te trocar pelo colega que tem uma moto melhor, conta piadas mais engraçadas ou por alguém mais atraente que você. Deus está pronto a esquecer tudo de errado que você fez se você se arrepende de seus pecados e se converter de seus maus caminhos.

O amor cobre uma multidão de pecados (1 Pedro 4:8) e a Bíblia diz que Deus é amor (1 João 4:8).

Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a
minha voz e abrir a porta, entrarei na sua casa e nós jantaremos juntos.
Apocalipse 3:20

Meu desejo é que vocês deixem Jesus trazer a sobremesa.

Deus os abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.