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sexta-feira, 16 de agosto de 2019

O Problema do Mal Revisitado em 3 Etapas

1-Porque Todo Mal é Necessário?

(por Jean de Oliveira, https://bit.ly/303jnfD):


(...) se o mal não existisse, que valor teria o bem - tendo em vista a impossibilidade de haver escolha? Não seria possível discernir a diferença de ambos. Partindo do princípio que o universo tenha um propósito designado, obviamente. Falar de bem e mal não faz sentido se não admitirmos a existência de Deus para estabelecer uma moral absoluta e uma conduta que deva ser seguida como num manual de instruções para que o "aparelho" realmente exerça a função para o qual foi projetado. Uma calculadora que não calcula é inútil. Do mesmo modo e inútil alguém admitir a existência de Deus sem levar em conta que, se Deus o criou, teve um motivo e esse motivo nos é comunicado de algum modo. (...)

A partir da noção de diferença entre bem e mal concebemos a base de todo sistema jurídico humano desde o codigo de Hamurabi ate o Common Law, temos a justiça punitiva (...).


2-A Origem do Diabo: 

"A Bíblia não diz que Satanás foi um anjo de luz e depois caiu", por Paulo Aragão de Lins no livro: O Que A Bíblia NÃO Diz.


O ensino tradicional é que Satanás era um anjo bom que vivia no céu, tinha a categoria de arcanjo, era regente do coral celestial, mas um dia, movido de inveja, cheio de cobiça, cheio de vaidade, resolveu insurgir-se contra a autoridade divina, moveu uma rebelião contra Deus, seduziu um grande número de anjos e foi expulso do céu.

Nesta hora houve uma catástrofe tão grande que a terra que havia  sido criada por Deus, de maneira tão bela, passou a ser "sem forma e vazia".

Também ensinam que ele estava no Éden e era perfeito, até que nele se achou iniqüidade. Ora, se sua queda só se deu no Éden, como é que ensinam que a grande catástrofe que destruiu a forma da terra se deu lá no princípio, quando ele caiu?

E  se ele caiu lá no princípio da criação, como é que no Éden ele ainda era perfeito?

Outra coisa: como Satanás pôde pecar sem ser tentado? Se alguém, por acaso, o tivesse tentado não teria sido Deus, porque Deus "não pode ser tentado  pelo mal e a ninguém tenta." (Tiago 1:13)

E se alguém mais o tentou, teria que ser um tentador independente de Deus e se houvesse um tentador independente de Deus, então ele sena diabo primeiro, o primeiro Satanás.

(...)
O próprio Senhor Jesus Cristo afirmou coisa muito diferente do que se ensina hoje sobre Satanás, quando afirmou: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele ... (João 8:44)
(...)
Veja o que diz Isaías: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, faço todas estas cousas". (Isaías 45:7)
Alguns teólogos, com medo de admitirem algo tão grande e tremendo, dizem que este texto não se refere ao mal ontológico, mas ao mal pragmático, aos males que assolam a terra. Se assim fosse Deus teria dito o seguinte: "Crio os males".
A primeira epístola de João corrobora e esclarece ainda mais o que Jesus afirmou. Leiamos:
"Quem comete o pecado é do diabo; por que o diabo peca desde o princípio". (1 João 3:8)
(...)
Veja o que diz um texto proferido pelo profeta Isaías: "Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, que produz a ferramenta para a sua obra; também criei O ASSOLADOR, PARA DESTRUIR". (Isaías 54:16)
Os únicos textos usados pelos que advogam que Satanás era bonzinho, são Ezequiel 28 e Isaías 14. Também se referem à citação que Jesus faz em relação a Satanás ter caído do Céu. 
Vamos analisar cada um deles.
Quando Jesus enviou os setenta para realizarem a obra inicial da evangelização, eles saíram entusiasmados e voltaram mais entusiasmados ainda quando viram o resultado do trabalho realizado.
Eis o que diz Lucas: "E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam." (Lucas 10: 17)
Até aquele tempo jamais um demônio havia sido expulso. Era o início de algo completamente novo.

Nota: A única exceção à essa regra no Antigo Testamento está em "E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele." (1 Samuel 16:23)
Ao ser iniciada a batalha espiritual na terra para destruir as obras do diabo, Satanás, o príncipe das potestades do ar, vendo que seu império estava se desmoronando, resolveu descer até ao nível da terra.

Jesus vendo o que acontecera, usou o pretérito imperfeito do verbo e afirmou: "Eu VIA Satanás, como raio, cair do céu" (Lucas 10:18). Não existe, nesta frase de Jesus, qualquer idéia que Satanás era bom e depois tornou-se mau.

Vamos analisar, agora, alguns detalhes importantes de Ezequiel 28, o texto é mais utilizado por exegetas impacientes para tentarem provar que Satanás um dia foi bom e depois tornou-se mau.
Abra sua BÍBLIA, leia com atenção umas duas vezes, no mínimo (...).

A profecia de Ezequiel é eclética, mística e hermética. A profecia é contra  o rei  de  Tiro, mas, ao mesmo  tempo, há expressões que claramente se referem a outro personagem. Quem seria este outro personagem? Você aprendeu que era Satanás... mas, será que era mesmo?

No início tal personagem é apresentado cheio de vaidade e orgulho espiritual, ao ponto de querer ser igual a Deus. No versículo 9 descobrimos que, no momento que ele se apresenta como um Deus, a Palavra diz que ele é homem, e não Deus.

Ora, se ele é homem, não pode ser Satanás porque Satanás é espírito. Se não é Satanás, nem é o rei de Tiro, é alguém muito importante no plano de Deus. Quem?

Na segunda parte do texto, que vai do versículo 11 ao 19, parece que tudo muda por completo. Não podemos mais pensar neste personagem em termos do rei de Tiro. É alguém tão especial que vamos citar todo o texto:

"Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estavas no Éden, jardim de Deus: toda a pedra preciosa era a tua cobertura, a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro: a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci: no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti."


Muitas mentes criativas, férteis, conseguiram interpretar este texto como referente a Satanás.

Se o texto fala de Satanás, perguntamos: o que estava ele fazendo no Éden, junto com Adão? Se ele já era mau e estava ali para fazer o homem pecar, como passou um período sendo bom, no mesmo Éden?

Se ele era querubim protetor, ou cobridor, ou guarda, como significa sua função, ou melhor a de um querubim, pois querubim é um guarda, um guardião, ele estava ali guardando o Éden contra o que, ou contra quem?

Contra outro Satanás? Aquele que o fez pecar, aquele que o tentou?

Estava guardando o Éden contra si mesmo? Se não era Satanás o querubim/guarda, quem era o guarda do Éden? A BÍBLIA sempre responde a BÍBLIA, sempre. Leiamos Gênesis 2:15:

"E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar E O GUARDAR".

Quem era, pois, o guarda/querubim do Éden? Adão, é claro!

Contra que ou contra quem Adão foi colocado para guardar o Éden? Contra Satanás!

Isto não aconteceu a contento, disto nós sabemos, o que acarretou toda a gama de problemas que vieram pela falta de cuidado de Adão.

E quem era o aferidor da medida? Adão, é claro. Por quê?

O que significa aferidor? "Instrumento de medição; conferido e harmonizado com o padrão; modelo; gabarito; régua; protótipo", etc.

Adão, como o primeiro homem, era o modelo para todos os demais. Como houve falha, Deus enviou outro aferidor, Jesus Cristo.

Jamais Satanás poderia ser aferidor de qualquer coisa boa dentro do plano da criação de Deus.
Nossos primeiros pais viviam nus e não sabiam, ou não viam isto, porque estavam vestidos de luz, vestidos do brilho das pedras afogueadas.

Em linguagem simbólica, não  significa que estavam carregados de pedras, mas era uma luz tão bela que dificilmente poderia ser descrita por linguagem humana, o que fez o profeta descrever da maneira mais bela que ele podia.

Adão era perfeito, até que nele se achou iniqüidade.

Satanás nunca foi perfeito, porque Deus já O criou para assolar, para destruir, como instrumento de sua ira, conforme podemos constatar em dois textos paralelos do Velho Testamento.

Leiamos, em primeiro lugar, 1 Crônicas 21:1: "Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel".

Vemos, neste texto, que foi Satanás que incitou Davi.

Leiamos, agora, 2 Samuel 24:1 :"E a ira do Senhor se tornou a acender contra Israel: e incitou Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel de Judá".

Afinal, quem incitou a Davi? Deus ou o diabo? Digamos que foi Deus, usando seu servo negativo, Satanás. Ele é o instrumento da ira de Deus, já que Deus é amor e é imutável. Ele criou O assolador para destruir, no momento em que ele precisa usar 
alguém assim.

No livro de Jó, quando os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, a Bíblia diz que "veio também Satanás entre eles." (Jó 1:6)

Deus dialogou com ele. Perguntou de onde ele vinha e falou sobre Jó. Deus queria provar a Jó e, como Deus não faz nada negativo, usou seu instrumento negativo e deu ordens para ele tocar nos bens e na família de Jó e, mais tarde, em seu próprio corpo.

Por que Satanás não fez isto antes, por quê?

Porque ele só faz qualquer coisa quando Deus o usa para fazê-lo. Ele não é tão autônomo, tão independente como muitos pensam e ensinam. Ele é um servo!

Veja o caso de Pedro, por exemplo. Em Lucas 22:31,32, nós lemos:

"Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos."

Veja como Satanás teve que pedir! Se ele fosse livre para tentar qualquer um, ele simplesmente tentaria sem pedir qualquer permissão.

Veja que Jesus não está falando somente sobre Pedro. Ele está falando sobre todos os apóstolos, pois diz: " vos pediu." Está no plural. Satanás pediu todos os apóstolos. Jesus disse que iria rogar,  particularmente  por  Pedro, porque  ele  ainda  não  era convertido em plenitude.

Jesus disse que a fé dele poderia desfalecer, já que era um homem de pequena fé (Mateus 14:31).
E não somente isto. Apesar de sua função negativa, ele é um príncipe. Não sou eu que estou dizendo, foi Jesus quem afirmou isto. Ele disse:

"Agora é o juízo deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo" (João 12:31).
Já não falarei muito convosco; porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim (João 14:30). 
E do juízo, porque o príncipe deste mundo está julgado" (João 16:11).

O apóstolo Paulo corrobora tais afirmações do Mestre em Efésios 2:2, quando o chama de "o príncipe das potestades do ar".

(...) ele é um anjo de Deus, criado para fazer esta obra negativa a que Deus o designou. (...)
Com isto ele não deixa de ser nosso inimigo, mas enquadrado dentro do plano magistral, eterno e infinito de Deus.

Foi por causa disto que o próprio arcanjo Miguel, comandante dos anjos guerreiros do Senhor, demonstrou respeito pela posição do outro, de Satanás, porque entendia sua função e missão.
O apóstolo Judas estava criticando pessoas que "vituperam autoridades" e, logo em seguida, afirma:
"E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. Mas o arcanjo Miguel, quando disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda" (Judas 8,9).

Vamos  analisar,  agora,  outro  texto  (...) Isaías 14 (...):

"Proferirás esta parábola contra o rei de Babilônia, e dirás: Como CESSOU O OPRESSOR! Como CESSOU A TIRANIA! Já QUEBRANTOU O SENHOR O BASTÃO DOS ÍMPIOS e o cetro dos dominadores; cetro que feria os povos com furor, com açoites incessantes, e que em ira dominava as nações com uma perseguição irresistível. TODA A TERRA DESCANSA, e está sossegada! ROMPEM EM BRADOS DE JÚBILO. Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano, dizendo: Desde que tu caíste ninguém sobe contra nós para nos cortar. O SEOL desde o profundo SE TURBOU POR TI, PARA SAIR AO TEU ENCONTRO NA TUA VINDA; ele DESPERTOU POR TI OS MORTOS, todos os que eram príncipes da terra, E FEZ LEVANTAR dos seus tronos TODOS OS que eram REIS DAS NAÇÕES. Estes todos responderão, e te dirão:

-Tu também estás fraco como nós, e TE TORNASTE SEMELHANTE A NÓS. Está derrubada até o Seol a tua pompa, o som dos teus alaúdes; os bichinhos debaixo de ti se estendem e os bichos te cobrem. Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo.

Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão:

-É este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto, e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir soltos para suas casas?

-Todos os reis das nações, todos eles, dormem com glória, cada um no seu túmulo. Mas tu ÉS LANÇADO DA TUA SEPULTURA, como um renovo abominável, coberto de mortos atravessados a espada, como os que descem às pedras da cova, como cadáver pisado aos pés. COM ELES NÃO TE REUNIRÁS NA SEPULTURA; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo.

-Que A DESCENDÊNCIA DOS MALIGNOS NÃO SEJA nomeada PARA SEMPRE! Preparai a matança para os filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e possuam a terra, e encham o mundo de cidades. LEVANTAR-ME-EI contra eles, diz o Senhor dos exércitos, E EXTERMINAREI de BABILÔNIA o nome, e os sobreviventes, o filho, e o neto, DIZ O SENHOR. (Isaías 14:4-22)

O argumento principal é retirado dos versículos 12 a 14:

"Como caíste do Céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte.
"Subirei acima das altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir soltos para suas casas?
"Mas tu és lançado de tua sepultura, como um renovo abominável, como um vestido de mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como corpo morto e pisado."

Para começar, em todo o texto há referências a morte, sepultura, homem, etc, termos que não se aplicam jamais a Satanás.

Vamos observar um importante contexto que sempre passa despercebido por muitos analistas bíblicos.

Quem está falando todas estas palavras que acabamos de citar? Deus? O profeta Isaías? Outro personagem? Quem?

Observando o contexto, ele mostra que quem está falando estas palavras são ESTES TODOS:

"ESTES TODOS responderão, e TE DIRÃO: Tu também estás fraco como nós, e te tornaste semelhante a nós." (Isaías 14:10).

(...)
O personagem  a quem o texto se  refere,  possui certas características que enumeraremos a seguir:
*Um grande poder (Filipenses 2:9);
*Ele caiu de certo nível (Filipenses 2:6);
*Ele é acusado de ferir os povos com furor (Apocalipse 19:15);
*Com a queda dele disseram que a terra descansou; (Malaquias 4:1);
*O Sheol, sepultura, ou inferno, conforme é chamado o reino dos mortos no Velho Testamento foi dito que se turbou por ele, para sair ao encontro dele em sua vinda (1 Tessalonicenses 4:16);
*Os mortos despertaram por causa dele em sua vinda (Mateus 27:51-53);
*Despertou os príncipes ou  principados (Efésios 1:21); 
*Fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações (Apocalipse 20:12); 
*Ele foi acusado de ter caído do céu (João 3:13);
*Ele foi chamado de "estrela da manhã" (2 Pedro 1:19); 
*Ele foi acusado de dizer que subiria ao céu, sendo semelhante ao Altíssimo (João 14:28 e 20:17);
*Ele morreu (Lucas 23:46);
*Ele foi sepultado (Mateus 27:59-60);
*Embora  sepultado,  saiu  de  sua  sepultura,  de  maneira sobrenatural (Lucas 24:5-6).
Perguntamos novamente: a quem se referem estes textos? A Satanás? Simplesmente ao rei de Babilônia? 

Por que os reis das nações o acusaram de tanta coisa e disseram que ele também estava enfermo, semelhante a eles? E por que esses reis das nações estariam enfermos?

Não se trata de uma referência aos dominadores espirituais das nações, os principados e potestades que dominam sobre países, como encontramos em Daniel e outras referências? (Nota: O autor faz alusão a Daniel 10:13, especificamente. Para entender o contexto é importante ler do versículo 1 ao 21).

Este personagem chamado de "estrela da manhã" e "filho da alva" é alguém tão horrível e asqueroso como Satanás? E como ele continuaria a ser chamado assim, se tivesse passado pela metamorfose de anjo de luz para anjo do mal?

Por que não entendermos que esses reis das nações estavam zangados contra alguém muito diferente de Satanás? Sim, por que não entendermos que este texto refere-se exatamente ao oposto dele: o Senhor Jesus Cristo!

Estas palavras torcidas e de blasfêmia não partiram da boca de Deus, nem da boca do profeta, mas partiram DOS REIS DAS NAÇÕES!

Foram eles que chegaram a dizer sobre o corpo de Jesus na sepultura palavras exatas como estas: "os bichinhos debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão".

É claro! Na sepultura esses vermes não puderam fazer outra coisa senão ficar acima e debaixo do corpo sacrossanto de Jesus, mas não puderam tocar nele, porque está escrito:

"Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção"(Salmos 16:10). "Nessa previsão, disse da ressurreição de Cristo: que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu corrupção"(Atos 2:31).
(...)
Vamos ver outro detalhe importante: a quem a Bíblia chama, realmente, de "Estrela da Manhã"? Conforme o relato do apóstolo Pedro, refere-se ao próprio Senhor Jesus. Leiamos 2 Pedro 1:19:
"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis, em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça e a estrela da alva apareça em vossos corações".

"Dos vales é o lírio, a estrela da manhã, o escolhido dos milhares para mim." Harpa Cristã, hino 198.
Tudo que de fato sabemos sobre o diabo é que ele causou uma rebelião no céu, que ele é a serpente de Gênesis e o dragão de Apocalipse:

E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. (Apocalipse 12:9)

Independente dessa explicação ser a mais adequada  ou apenas uma entre outras Bíblia nos diz:
"Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente." (Romanos 14:5, parte B).

3-O Mal Ontológico 

(O mal como "coisa"):


Comentário em resposta ao video "Deus é o Autor do Pecado?" do canal de YouTube: Dois Dedos de Teologia.

E (...) quanto ao mal ser ou não ser a ausência do bem: dizer que o frio não existe "pois é apenas ausência de calor" nunca salvou ninguém de morrer de frio. O problema do mal é similar. O mal não é simplesmente a ausência do bem ou deixar de fazê-lo, o mal é o malfazer em toda sua forma, do mesmo modo que o zero não é a mesma coisa que -16.

É mais fácil entender o paradoxo da Soberania de Deus x Autonomia do Homem assumindo que Deus criou o mal ontológico (seja lá o que isso queira dizer) do mesmo modo que um autor cria uma história de terror e não pode ser responsabilizado pelos horrores descritos nos atos dos vilões do enredo, muito embora o autor tenha PROVOCADO tudo aquilo que escreveu na história.
Nosso consolo é saber que não será assim para sempre:

"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória;" (2 Coríntios 4:17).

"E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." (Apocalipse 21:3-4).

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