Matérias

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Duas Visões Sobre O Inferno

Temos duas correntes bíblicas sobre esse tema.
Analisem:

1) Inferno = Tortura Eterna
O castigo dos ímpios mortos no inferno é descrito em toda a Escritura como “fogo eterno” (Mateus 25:41), “fogo que nunca se apagará” (Mateus 3:12), “vergonha e desprezo eterno” (Daniel 12:2), um lugar “onde... o fogo nunca se apaga” (Marcos 9:44-49), um lugar de “tormentas” e “chamas” (Lucas 16:23-24), “eterna perdição” (2 Tessalonicenses 1:9), um lugar de tormento com “fogo e enxofre” onde “a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre” (Apocalipse 14:10-11) e um “lago de fogo e enxofre” onde os ímpios “de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Apocalipse 20:10).




2) Inferno = Aniquilação
"aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder eterno. Amém." (1 Timóteo 6:16).

Se Deus é o único que tem vida eterna e, se a morte eterna é estar para sempre afastado de Deus, conforme:

"Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; APARTAI-VOS de mim, vós que praticais a iniquidade." (Mateus 7:23).

E se só através de Cristo temos a vida eterna, conforme:

"Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;   " (João 11:25).

Então, como é possível estar vivo para sempre na eternidade no inferno se Deus não está lá? 




Outra provocação seria admitir que Deus está no inferno executando juízo. Mas isso o torna moralmente pior que o diabo já que estaria castigando eternamente atos temporários. Isso não corresponde à intuição de um Deus que nos pede para tratar nossos inimigos com mais dignidade do que eles merecem, ainda que o mesmo seja justiça punitiva/vingança... (Rm 12:19-20; Mt 5:38-46).

Outros argumentam de que se Deus é amor eterno e temos liberdade de escolha eterna, o inferno eterno é condição sine qua non para contrastar o amor de Deus com a separação eterna entre Ele e o pecador (WHAT?!). Confesso que acredito que este seja o argumento mais fraco dos defensores do inferno eterno.

Figuras de linguagem sobre o tema parecem ambíguas em alguns casos:

"Então o Senhor, da sua parte, fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra.  E subverteu aquelas cidades e toda a planície, e todos os moradores das cidades, e o que nascia da terra." (Gênesis 19:24-25).

"assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do FOGO ETERNO." (Judas 1:7).

Se Sodoma e Gomorra sofreram destruição através do FOGO ETERNO, então será que ETERNO na Bíblia sempre quer dizer "eterno" ou pode aparecer em sentido figurado? Afinal, Sodoma e Gomorra não estão queimando até hoje lá no Oriente Médio (lembrando que as ruínas dessas cidades já foram encontradas)...

"Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno.  Onde o seu verme nunca morre, e o fogo não se apaga." (Marcos 9:47-48).

Será que Jesus estava falando mesmo da Morte Eterna (porque viver para sempre sofrendo não é "morte eterna", é "tortura eterna") ou estava exagerando pro povo entender que o inferno verdadeiro (Lago de Fogo), mesmo não durando pra sempre, é um sofrimento terrível e sem alívio algum?

Falando escatologicamente ainda temos outro problema: Como a segunda morte pode ser eterna se a morte MORRE na segunda morte?

"E a morte e o Hades (ou inferno, dependendo da tradução) foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo." (Apocalipse 20:14-15).

Se a morte, para deixar de existir, é lançada no lago de fogo, e se todo morto que não foi achado no livro da vida também será lançado no lago de fogo, não seria mais lógico pensar q, na segunda morte vc queima até deixar de existir?

Mas então, porque quase sempre pregamos que no inferno você "VIVE morrendo" para sempre?

Independente de qual interpretação está certa, nosso esforço deve se concentrar em levar o amor de Cristo para que as pessoas não venham a parar nesse lugar terrível. 

Não é necessário brigar por essa doutrina, antes importa se agarrar em Cristo. Não queira  descobrir qual, de fato, é a duração do inferno...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.