O tema da "origem do mal" está sempre presente na vida de todo ser humano, ainda mais se for um ser humano que professa alguma fé religiosa. E existem muitas explicações lógicas e metafísicas bastante sofisticadas para "inocentar Deus" no mercado. Eu mesmo já usei algumas aqui no blog... Mas a questão que mais importa para o cristão é: o que a Bíblia diz sobre isso?
Atualmente estou numa fase mais roots então não posso deixar de dizer que a metafísica não convence sempre e há situações em que pra aplicar a lógica piamente à realidade você tem que forçar muito... Acredito que já deixei isso transparecer na série de matérias sobre paradoxos.
E a questão bíblica é mais simples de ser analisada porque Deus mesmo não procura se apartar da questão nem se inocentar como os teólogos tentam fazer para Ele.
Quer saber o que a Bíblia diz de verdade sobre o tema? Então acompanhe os tópicos abaixo em sua Bíblia...
Deus é bom:
"Louvai ao Senhor. Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre." (Salmos 106:1).
...Mas Deus CRIOU o mal:
"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas." (Isaías 45:7).
Deus nos manda ser santos:
"Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus." (Levitico 20:7).
...Mas Deus se vinga.
"Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar." (Deuteronômio 32:35).
Deus não nos deixa nos vingarmos... Mas ele mesmo se vinga:
"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor." (Romanos 12:19).
Mas a vingança de Deus é justa e sem "fazer média" ou acepção de pessoas:
"E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação," (1 Pedro 1:17).
"O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá." (Lucas 12:47-48).
Deus nos manda não matar:
"Não matarás." (Êxodo 20:13).
...Mas autoriza os governos a matar bandido:
"Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano, quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem." (1 Pedro 2:13-14).
E também autoriza a guerra contra nações perversas:
"antes destruí-los-ás totalmente: aos heteus, aos amorreus, aos cananeus, aos perizeus, aos heveus, e aos jebuseus; como Senhor teu Deus te ordenou; para que não vos ensinem a fazer conforme todas as abominações que eles fazem a seus deuses, e assim pequeis contra o Senhor vosso Deus." (Deuteronômio 20:17-18).
...Mas Deus é misericordioso:
"E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem." (Lucas 1:50)
...Contudo não tem misericórdia de todos:
"Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o meu nome Jeová; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer." (Êxodo 33:19).
Deus fez tudo bom:
Leia o capítulo inteiro de Gênesis 1.
...E mesmo assim o ser humano pecou:
"E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida." (Gênesis 3:17).
Deus é amor:
"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." (1 João 4:8).
...Mas Deus é capaz de odiar:
"Pois eu, o Senhor, amo a justiça e ODEIO a iniquidade; eu lhes darei sua recompensa em verdade, e farei uma aliança eterna com eles." (Isaías 61:8).
E mandar a pessoa pro "diabo que carregue" é bíblico:
"seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus." (1 Corintios 5:5).
...Isso porque sofrer um mal nos leva a nos arrepender do mal que provocamos:
"agora descanso, não porque fostes entristecidos, mas porque o fostes para o arrependimento; pois segundo Deus fostes entristecidos, para que por nós não sofrêsseis dano em coisa alguma. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte."" (2 Corintios 7:9-10).
Deus não tolera ver o mal:
"Tu que és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e que não podes contemplar a perversidade, por que olhas pára os que procedem aleivosamente, e te calas enquanto o ímpio devora aquele que e mais justo do que ele?" (Habacuque 1:13).
...Mas criou o mal com propósito e tempo determinados:
"O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal." (Provérbios 16:4).
E esse mesmo Deus que criou o mal promete destruí-lo:
"e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos." (Apocalipse 20:10).
"E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo." (Apocalipse 20:14).
"E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras." (Apocalipse 21:3-5).
Para encerrar:
"Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau." (Eclesiastes 12:13-14).
Deus possa falar melhor a cada um...
O Problema com Deus, por Bart Ehrman.
ResponderExcluir