Matérias

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Sexo e Casamento: Quando Deus releva o pecado... Ou quase. ☑

"Há pecado que não é para a morte".1 João 5:17

É fato que "Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam." (Atos 17:30). Mas, ao ler o contexto de 1 João 5 algumas coisas pairaram por bastante tempo na minha mente. Por exemplo: estou lendo a mesma Bíblia que diz que Deus não tem o culpado por inocente (Naum 1:3) e que abomina os que tramam contra o inocente (Salmo 15)?

Voltando até o versículo 16 temos:

"Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte." (1 João 5:14-17).

Sabemos que a Bíblia classifica apenas um pecado como imperdoável (Mateus 12:31). Então, isso leva a pensar que os demais não necessariamente incorrem em "morte eterna" ou no "dano da segunda morte" de Apocalipse 20:14-15.

O que nos coloca diante da seguinte situação: ou todos os perdidos que cometeram pecados "que não são para morte" acabaram por cometer, por gradação, o "pecado para morte" ou não tiveram quem "pedisse a Deus" por sua salvação, certo?

Mas vamos pensar só nos cristãos nesse caso, pois o texto está falando de cristãos (afinal, não se chamava de "irmão" quem não tivesse a mesma fé). Sendo o texto para cristãos ele revela:

1 - A possibilidade do cristão cometer um pecado imperdoável contra Deus e;
2 - Os demais pecados não irão nos levar à morte eterna.

Quando olho para textos que endossam a crença da onipotência divina como Jó 42:2 que dizem com palavras diferentes quase a mesma coisa: "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." sempre me vem à mente qual o sentido de dizer coisas como "precisamos fazer a vontade de Deus"? Ora, se nada do que Deus planejou sai diferente do plano e isso inclui o "cálculo do livre-arbítrio" humano, nossas decisões erradas mas bem intencionadas ou desesperadas (e acredite, se você não teve uma ainda, vai ter...) têm alguma relevância?

Opa! Mas a matéria não era sobre sexo? Sim. E agora deixe-me dar um exemplo sobre sexo do contexto expresso acima: um rapaz cristão engravida a namorada mesmo sabendo que a igreja considera isso pecado de fornicação e decide se casar com a moça. Em primeiro lugar o pecado chamado "fornicação" é um pecado bastante nebuloso na Bíblia... Não vou tocar no âmbito dos pensamentos porque não se pode ler os pensamentos dos outros, mas se admitirmos que a situação da historinha dos namorados ocorreu numa relação exclusivamente monogâmica e todas as passagens usadas para falar contra relações fora do casamento na Bíblia se dão em relações em que há, no mínimo, um terceiro elemento (caracterizando prostituição ou devassidão e, no caso dos casais, adultério). Você pode checar isso em:

Dt 22:20-21; Jó 31.1; At 15:20,29; 1Cor 5:1-13; 6:9-10,13,15,18; Gl 5:19,21; Ef 5:5,8,11-12;1Tm 1:10; Hb 12.16; Ap 21.8.

E antes que algum engraçadinho venha com essa ideia já vou avisando que não estou defendendo de forma alguma relacionamento sexual antes do casamento porque as pessoas são criaturas de hábitos, tendem a repetir os mesmos erros e conhecem muito mal suas próprias emoções e as do próximo, o que faz com que, na maioria das vezes, "um abismo chame outro" e torne tudo um grande círculo vicioso.

Mas, na situação acima (que já observei em alguns casos na vida real), o ato foi isolado, motivado por certo descontrole, mas monogâmico... e produziu casamento. Eu posso dizer que isso aconteceu contra a vontade de Deus se eu o observar o casal unido e feliz?

É uma pergunta séria. Nós cristãos costumamos dizer coisas polêmicas como "O que Deus uniu não separe o homem" (Marcos 10:9) - ou "se separou é porque não foi Deus quem uniu" e coisas mais polêmicas ainda como o pastor Nelson Júnior em alguns vídeos em que declara que "o sexo já é o casamento" baseado na conversa de Jesus com a Samaritana em João 4:4-26. Quem tiver paciência, assista ao vídeo de 119 minutos:




https://youtu.be/tEgn2sIXnxo



Obs.: Interrompemos nossa programação para informar que pastor Nelson Júnior viu que:

a) Estava falando merda e deletou o vídeo;
b) Usou uma música da Rihanna ou do David Guetta ao fundo do vídeo e levou um strike do youtube;
c) Não conseguiu views o suficiente e mudou o formato dos vídeos do "Eu Escolhi Esperar";
d) Deletou o vídeo de propósito pra me fazer passar por mentiroso;
e) Todas as alternativas anteriores.

Quem não tiver (teve) paciência, adiante o vídeo para entre 26:04 a 26:50 e vai ver que não estou inventando coisas.

A punição para quem violasse uma virgem em Israel está bem clara em Deuteronômio 22:28-29 e era CASAMENTO:

"Se um homem achar uma moça virgem não desposada e, pegando nela, deitar-se com ela, e forem apanhados, o homem que se deitou com a moça dará ao pai dela cinqüenta siclos de prata, e porquanto a humilhou, ela ficará sendo sua mulher; não a poderá repudiar por todos os seus dias."

Me chamem de maluco se quiserem mas eu não estou enxergando onde está o castigo aqui... Tipo: quis? fez? agora assume. Agora imagine um casal que quisesse ficar junto contra a vontade das famílias, por exemplo. Eles poderiam (como alguns até hoje o fazem) recorrer a isso como solução. Estou sendo claro?

Por que nas outras situações a má conduta sexual era punida com a morte e nessa não? E por que diante dessa situação nas igrejas as pessoas ficam discriminadas ou perdem a boa fama? Acho que um dos malefícios da era moderna sobre relacionamentos é que eles demoram demais pra evoluir. Como já dizia a filha do seu Faceta: "Papai, eu quero me casar!" mas ao invés de perguntar "Oh minha filha, ocê diga com quem!" as pessoas de hoje dizem: "faz faculdade primeiro", "termina a pós", "não paga aluguel, não! - tem que fazer a casa antes", "compra um carro", "arruma um emprego pra não depender só do dinheiro dele", "muda de emprego", "aprende outro idioma", "vai fazer intercâmbio antes", etc, etc... What a hell!

Relacionamentos muito longos fatalmente vão terminar em sexo antes do casamento se não se deixar que os pobres Juleo & Romieta se casem, véi! É óbvio! É um dos motivos principais pras pessoas se casarem!

Vejam só, meu questionamento é o seguinte: essa situação específica pode ser interpretada como:

1 - "Pecado que não é pra morte", a ponto de Deus "relevar" e dizer "casem que tá tudo bem" ou
2 - O sexo é a própria consumação do casamento, do mesmo modo que Jesus deu a entender e que motivou o vídeo do pastor Nelson (assistam completo porque há outras nuances, sendo esta apenas a principal pois, como disse o pastor Nelson, "sexo é uma união de sangue com consequências para toda a vida").

Se prosseguirmos na mesma linha de raciocínio teremos a razão de a prostituição ser condenada: ela "quebra" a consumação do que se poderia, grosso modo, chamar de "casamentos anteriores" sendo o mesmo que adultério, na lógica que Jesus, como aplicado à Samaritana. Mais grave ainda: qualquer pessoa que já teve experiência sexual, se converte, "escolhe esperar" e casa de novo é, por definição de Jesus, adúltera! Mesmo sem casamento civil oficializado da ou das uniões sexuais anteriores. Agora resta saber qual a diferença prática entre fornicação e adultério, pois se em João 4:4-26 Jesus estava falando do casamento do Éden (sexo) e em Marcos 10:9 (o mesmo discurso se repete mais detalhado em Mateus 19:3-11) do casamento civil como é que ficam os fornicadores arrependidos, afinal, Deus fará vistas grossas a qualquer novo relacionamento que eles tenham desde que monogâmico e oficializado em cartório ou o casamento destes em si mesmo já lhes acrescenta o pecado de adultério?

Parece uma petição de princípio um tanto forte vinda de um Deus que tolerou a poligamia escancarada por tanto tempo no Antigo Testamento - e não estou falando de Elcana e suas 2 esposas legalmente adquiridas e sustentadas por ele (1 Samuel 1:1 e 8), mas de Salomão e suas 1000 mulheres... sim, eu disse 1000 MULHERES (1 Reis 11:1 a 3). 




Ora, o Deus do Antigo Testamento fulminava pessoas por muito menos que isso (leia Gênesis 38:1-10 e 2 Samuel 6:1-8). Me arrisco a dizer que Deus tem assuntos mais importantes pra pensar do que sexo antes do casamento e poligamia ou teria sido mais claro no que estava dizendo... Mas posso estar errado.

Se alguém puder me ajudar a compreender melhor o assunto, fique à vontade pra comentar... Daqui até lá vou centrar minha opinião num saudável ceticismo até que alguém me prove que Deus não fez do sexo e do casamento outro entre tantos paradoxos bíblicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.