Matérias

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

PARADOXOS RELIGIOSOS - FINAL


Foram 6 meses. 6 meses da série "Paradoxos Religiosos". Depois de tudo que abordamos na série PARADOXOS BÍBLICOS e PARADOXOS RELIGIOSOS achei que seria válido explicar o que me levou a escrever tantos textos após decretar a aposentadoria do blog...

Não é novidade que cristãos (sejam evangélicos ou católicos) têm o hábito de tentar converter pessoas de outras religiões para a sua igreja (o que, em alguns casos, chega a ser desagradável ou constrangedor). Há, inclusive, certos grupos sectários cristãos institucionais que alegam o mesmo credo dos demais, mas não se envolvem e ainda implementam tentativas de atrair cristãos de outros grupos para sua denominação institucional. E eu meio que estou farto disso.

Então é isso que é o Cristianismo? Só isso? Um emblema de "minha igreja é melhor que a sua"? Não de acordo com Tiago 1:27, um texto pesado em que o aspecto teórico (e hoje, institucional) da religião não é ignorado, mas posto no seu devido lugar: como um aspecto secundário:

"A religião pura e imaculada para com Deus Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."

Secundário justamente porque se há paradoxo não há igreja institucional verdadeira, mas sim Igreja Verdadeira. Interessante notar que esses próprios grupos cristãos (não todos, mas boa parte) admitem que PESSOAS DE FORA DE SEU SISTEMA/IGREJA também são cristãos verdadeiros, filhos de Deus, salvos, whatever... Logo, qual o propósito de tentar arrebanhá-los de uma comunidade para outra? 

Por que os grupos cristãos não pregam a Bíblia de modo que as verdades que talvez tenham passado despercebidas a uma outra comunidade religiosa se tornem visíveis DENTRO DELA ao invés de tentar destruí-la? Se, todavia, rejeitam a verdade que se confirme Lucas 9:5:

"Onde ninguém vos receber, deixai aquela cidade e em testemunho contra eles sacudi a poeira dos vossos pés."

Nessas horas é importante tentar discernir o que Jesus diria diante de tanta divisão e confusão cristã em nossos dias...

"Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Eí-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós."
Lucas 17:20-21


Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.