Matérias

domingo, 13 de janeiro de 2013

A Controvérsia sobre Ellen White

Depois de entrar em contato com a programação do canal da Igreja Adventista do Sétimo Dia chamado "Novo Tempo", que já rendeu uma postagem por aqui, comecei a questionar a legitimidade das críticas da literatura de defesa da fé cristã no Brasil, já que os adventistas quase sempre figuram como "seita". No entanto, devo mandar um grande "perdeu playboy" pra todos os canais cristãos que conheci até hoje SEM EXCEÇÃO. A programação da Novo Tempo é mais completa, mais atual, mais criativa, não tem jabá, não tem pastor enchendo a mala de grana nem comprando fazenda, a metodologia de estudo obedece aos princípio da hermenêutica, os ensinamentos tem uma cadeia lógica sucessiva em programas de estudo bíblico (como por exemplo, o programa Bíblia Fácil), dão a devida importância à arqueologia bíblica, não tem essa de "adoramento istravaganti", não é TV "só pra crente" (tem até jornal! Oxe!)!

Dito isso, o que dizer sobre as origens da Igreja Adventista? Sabemos que seu expoente maior foi uma senhora de nome Ellen G. White. Sabemos que fazia parte do movimento milerita e sabemos que os mileritas cometeram o erro de tentar marcar a data da volta de Cristo cometendo o erro de ignorar que Mateus 24:36 nos adverte que nem os anjos nem o próprio Jesus (pelo menos não enquanto estava na Terra) sabia quando seria o dia do fim, por isso, se formos argumentar biblicamente, apenas Deus Pai detém esse saber.

Sabemos que Ellen G. White passou pelo período do chamado "grande desapontamento" (quando os mileritas reconheceram seu erro). Mas e depois? A Igreja Adventista honra Ellen G. White como fundadora e também como profetisa, o que não é muito diferente de dizer que, por exemplo, a igreja o Brasil para Cristo honra Manoel de Mello como fundador e missionário, mas há dezenas de pessoas que acusam os adventistas de "enganadores" por honrarem suas origens históricas? Não parece ter muito sentido. Mas se o problema for a questão da autoridade profética ou da legitimidade da fé em Cristo que essa mulher tinha, isso nós podemos pôr à prova, afinal, pelos frutos se conhece a árvore.
O vídeo abaixo fala justamente sobre o que a bíblia diz sobre profecia e o que se sabe historicamente de Ellen G. White. Tire suas próprias conclusões. Se o vídeo não responder suas perguntas, procure comparar as afirmações aqui postas com quem diz o contrário e analise as fontes primárias de cada um.

Acho que já deu pra perceber o que eu penso a respeito... Ah, nessas idas e vindas acabei lendo "Cartas a Jovens Namorados", livro da própria senhora White, e aprovei.



Um comentário:

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.