Chegamos ao fim da série de postagens refutando os argumentos ateístas de Dan Barker, ex-cristão, que tem se empenhado em caracterizar a fé cristã como "irracional". Todavia, ao examinar acuradamente a argumentação de Barker a figura que se ergue é justamente a oposta à sua proposta: ao invés da fé cristã se mostrar irracional ela se sustém perfeitamente enquadrada na coerência de raciocínio lógico e tem se mostrado superior aos argumentos contra as doutrinas bíblicas e sua coerência. Vamos agora às conclusões:
A conclusão do ateu: Deve notar-se que mesmo que estes argumentos teístas fossem válidos, não estabeleceriam o criador como sendo pessoal, singular, perfeito e atualmente vivo (exceto o argumento da "revelação", que tem a liberdade de criar qualquer tipo de deus que se deseje). E nenhum desses argumentos lida com a presença de caos, maldade e dor no mundo, o que torna uma divindade onipotente responsável pelo mal.
Muitos teístas, quando se apercebem que os seus argumentos filosóficos falharam, recorrem a ataques pessoais estereotipados. Todos os ateístas são rotulados de infelizes, imorais, encolerizados, arrogantes, demoníacos, vilões insensíveis que não têm razão para viver. Isso é falso e injusto. Mas mesmo que fosse verdade, isso não tornaria o teísmo correto.
Visto que o exame cuidadoso mostra que todos os argumentos teístas são inválidos, o ateísmo fica como a única posição racional.
Conclusão do Proibido Pensar: Dan Barker apresentou uma série de supostas refutações e argumentos contra o teísmo bíblico e outros contra crendices populares; mas os que tentavam desmentir o teísmo bíblico estavam em sua maioria errados, e os corretos apenas desmentiam crendices populares sem respaldo bíblico real.
O modelo lógico teísta é coerente e demonstrável, explica a questão do mal e do caos, inclusive, temos uma excelente palestra do doutor William Lane Craig a respeito que foi postada aqui no blog, carinhosamente recomendado a todo público, ateu, agnóstico, cristão, etc. Deixo um trecho da mesma logo abaixo:
Infelizmente, é preciso mais que uma demonstração de que o teísmo se mostra a única alternativa logicamente coerente para um ateu... é preciso um "milagre" do Espírito Santo!
"Diz o néscio no seu coração: Não há Deus."
Salmos 14:1
"O 'deus' deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus."
2 Coríntios 4:4.
"Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o 'príncipe' deste mundo já está julgado."
João 16:8-11
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.