Matérias

sábado, 9 de junho de 2012

2 Visões Sobre Vida Após a Morte

Quem nunca teve curiosidade sobre o tema "vida após a morte" que atire a primeira pedra!
uma informação que não é conhecida por todos é que o Cristianismo apresenta, pelo menos, 2 possibilidades contundentes para responder a essa pergunta. Essa postagem é extraída de alguns resumos interessantes que encontrei na internet e tem por objetivo divulgar os dois lados da moeda. Duas visões distintas pregadas em muitas igrejas cristãs e, admito, ambas me parecem igualmente passíveis de estar certas (mas não ao mesmo tempo). Como já diz a sensacional canção "Vai Acabar" do antigo Fruto Sagrado: "Quem viver verá... quem morreu vai ver. o outro lado da moeda vamos conhecer!"

HIPÓTESE 1: O PARAÍSO, O ÉDEN E O SEIO DE ABRAÃO


Eis uma dos assuntos mais polemizados pelas seitas com visão holista da alma, onde alguns, como os tjs chegam até a adulterar o versículo, invertendo-lhe a frase, tentando dar um outro sentido ao mesmo. Este versículo desmascara o engano dos que isolam versículos sem contextualizar as Escrituras, e aí, Jesus então desmascara o conceito sectário e faz uma afirmativa contundente em LUCAS 23 dizendo: 

43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. 

Para entendermos este versículo, primeiro temos que avaliar duas questões principais e primordiais para o entendimento do mesmo:

1º - A exclamação do "ladrão" e o seu estado de sofrimento. 
2º - O que, e onde é o PARAÍSO? 

Partindo então do versículo anterior, vamos encontrar o motivo da resposta de Jesus, como segue: 

42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. 

Outras versões, para tentar explicar ou resolver "o sentido" da resposta de Jesus, trazem: 

42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando "vieres" no teu reino. 

O ladrão reconhece que estava sofrendo daquela forma e estava naquela situação de sofrimento, devido aos seus pecados, isto então denota "arrependimento" e "conversão" do mesmo ao Senhorio de Cristo Jesus. Ele então faz sua súplica após sua "justificação" e "arrependimento", porém vislumbrando um "reino futuro"; não importando a questão da tradução acima, o certo é que aquele homem vislumbra a perspectiva "humilde" e contrita de ser "lembrado" por Jesus no seu REINO. 

O principal então é: O estado de sofrimento "no corpo" que "eles" estavam submetidos, e é aí que a resposta de Jesus entra como "BÁLSAMO DE GILEADE" na alma daquele cidadão: 

"HOJE MESMO ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO" 
No original grego: ...LEGÔ SÊMERON MET EMOU ESÊ EN TÔ PARADEISÔ

Então, vem a segunda questão: 
Onde, e o que é: O PARAÍSO? 

Isto nos remete aos primórdios da criação e queda do homem, conforme descrito em Gênesis cap. 02, 03 - Lá está a descrição real e patente do chamado: JARDIM DO ÉDEN (OU JARDIM NO ÉDEN) - e é neste lugar que o homem vivia "UMA VIDA DE GOZO E BEM ESTAR", como também é neste lugar que está descrito sobre a queda e tentação do homem - o que resultou na PERCA DESTA VIDA DE GOZO E BEM ESTAR. 

Biblicamente então: 
JARDIM DO ÉDEN = PARAÍSO 
citação: Gen. 2:08 a 17 / Gen 3: 01 a 04 / Gen 3: 23,24 / Apoc. 2:07 

A questão então é: ONDE FOI PARAR "O JARDIM DO ÉDEN", OU PARAÍSO??? 

Geograficamente, é do conhecimento de todos que este "PARAÍSO DE DEUS" ficava na região onde hoje é o PAÍS DO IRAQUE, cuja dificuldade dos arqueólogos, é exatamente encontrar o "QUARTO" "braço" do rio que fazia parte dos outros três que ainda são encontrados naquela região: O TIGRE, O EUFRATES E OUTRO QUE HOJE POSSUI UM OUTRO NOME, mas que deve ser o "Gion" citado no capítulo 2 de Gênesis. 

Então, daí surgem algumas questões interessantes: 

·        O que aconteceu com o outro "RIO" – O braço principal que regava e irrigava os demais com vida e riquezas (ouro)??? E para onde foi o ÉDEN - O JARDIM PARAÍSO após a queda??? 
·        Que lugar seria então este que Jesus falou que o ladrão estaria com Ele? 
·        Que lugar seria "aquele" que Paulo também cita em II CORÍNTIOS, dizendo: "SE NO CORPO, OU SE FORA DO CORPO", POIS ELE NÃO SABIA DISTINGUIR - isto aponta para a realidade espiritual que existe do conceito bíblico acerca do "ESPÍRITO-ALMA" - Ruach/Neshamah - QUE PODE SE SEPARAR DA MATÉRIA ALMA-CORPO - "Nefesh" no original??? 2º Corintios 12: 2 a 4

Paulo visitou dois lugares distintos, sendo ARREBATADO e levado aos mesmos (se no corpo, se fora do corpo...), pois a experiência era sobrenatural e ele mesmo não sabia distinguir o ocorrido; mas os versículos são claros e falam também do PARAÍSO - "onde ele ouviu palavras inefáveis que não é lícito ao homem referir" - PORQUE NÃO ERA LÍCITO??? 

Veremos agora... A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO E PARADEIRO DO JARDIM DO ÉDEN: 

EZEQUIEL 31: 08,09...16 a 18

16 Farei tremer as nações ao som da sua queda, quando o fizer descer ao Seol juntamente com os que descem à cova; e todas as árvores do Edem a flor e o melhor do Líbano, todas as que bebem águas, se consolarão nas partes inferiores da terra

17 também juntamente com ele descerão ao Seol, ajuntar-se aos que foram mortos à espada; sim, aos que foram seu braço, e que habitavam à sua sombra no meio das nações. 

18 A quem, pois, és semelhante em glória e em grandeza entre as árvores do Eden? Todavia serás precipitado juntamente com as árvores do Eden às partes inferiores da terra; no meio dos incircuncisos jazerás com os que foram mortos à espada: este é Faraó e toda a sua multidão, diz o Senhor Deus. 

O texto de Ezequiel é simbólico desde o capítulo 28, que retrata a queda do querubim da guarda que se vestia do explendor de todas as pedras preciosas. 

Aqui no capítulo 31, Deus continua a revelar mistérios até então desconhecidos sobre o "inimigo" das nossas almas. Também aqui no capítulo 31 - que é um texto que fala sobre "Faraó", existe uma linguagem simbólica que retrata o "inimigo" e sua "soberba" e orgulho, mas... 
Há aqui também uma revelação sobre o paradeiro e o local para onde foi "O JARDIM DO ÉDEM" - O PARAÍSO - Ou seja... 
Desceu às partes inferiores da terra, em outra versão diz: "DESCEU ÀS PROFUNDEZAS DA TERRA". 
Eis o porquê não nos é relatado mais sobre os "querubins da guarda", bem como sobre o Éden após o capítulo 4 de Genesis. 

Qual seria então o objetivo de Deus ter levado este "lugar paradisíaco" para AS PARTES INFERIORES DA TERRA??? 
Porque ali seria o local de repouso (descanso) das almas dos servos e fiéis de Deus de todos os tempos, desde os patriarcas, até o cumprimento profético da redenção dos salvos. 
A partir daqui já dá para os amados entenderem a HISTÓRIA DO RICO E LÁZARO - Lucas 16: 

Resumindo: 
JARDIM DO ÉDEN = DELEITE = PARAÍSO DE DEUS = SEIO DE ABRAÃO 

A expressão "SEIO DE ABRAÃO" aponta para um lugar separado por Deus para todos aqueles que morreram na fé de Abraão, ou seja, para aqueles que pela fé viveram e acreditaram no ÚNICO DEUS VERDADEIRO! 

Outro fato interessante é exatamente a questão do "GRANDE ABISMO" que separava o lugar, ou seja: 

·        Em um lugar elevado estava o Éden que significa no original Hebraico: DELEITE. 
·        Um GRANDE ABISMO (APOCALIPSE 9:01) que separa os dois lugares. 
·        O Hades, que na tradição judaica e na Tanach (Antigo Testamento) é descrito como a habitação das almas dos mortos no contexto generalizado, mas à luz do Novo Testamento é descrito como INFERNO ou: A HABITAÇÃO DAS ALMAS DOS ÍMPIOS. 

Outro fator interessante no contexto da narrativa de Lucas, é que: Ali havia um rio de água (água) - motivo da súplica do rico e ímpio que estava naquele lugar de tormento e pede permissão para que Lázaro "molhe" o seu dedo... Isto demonstra onde foi parar de fato, O QUARTO RIO DESAPARECIDO que fazia parte do cenário do Éden e que desapareceu juntamente com o mesmo. 

Portanto, fica claro que Deus proveu um lugar para aqueles que são seus desde o principio da queda do homem. 
Esta é a promessa feita por Jesus ao ladrão na cruz, e também é o lugar para onde foi Lázaro, e que também é o lugar em que Paulo foi e ouviu palavras inefáveis que ao homem não era lícito referir, e porque? 
Porque Deus havia proibido este "CONTATO" na sua lei entre: 
-O mundo dos mortos e dos vivos, conforme:Deut. 18: 10 a 14 / Isaías 8:19 
Não era portanto lícito e permitido a Paulo referir ou dizer algo daquilo que ele ouviu ali. 

Há um mistério muito grande que até hoje não se sabe explicar no texto de 1º SAMUEL 28 - Ali está claramente exposto o que há nas profundezas da terra, pois o espírito que camuflou Samuel veio das profundezas da terra, um lugar onde estão as almas dos "mortos" no Senhor, bem como os que "morrem" na impiedade e habitam nas trevas exteriores - O HADES - que é traduzido como "habitação das almas dos mortos" em geral. 

Vejam o que é dito pelo "supostamente" Samuel à Saul: 
19 E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus. Amanhã tu e teus filhos estareis comigo, e o Senhor entregará o arraial de Israel na mão dos filisteus. 

Fica agora fácil entender: 
- O "porque" Pedro diz em sua epístola que Jesus após sua morte, foi e pregou "aos espíritos em prisão" - ou seja, aqueles que morreram no dilúvio e pereceram; e haviam apartado da fé dos primeiros "crentes" da era de Adão ( Geração Enos = os que invocavam ao Deus verdadeiro, cujo último e verdadeiro adorador era Noé e sua família – Gênesis 4:26); como Deus não havia ainda estabelecido sua aliança com Abraão e a posterior, sua lei, para que "estes" tivessem oportunidade de arrependerem - pois viveram sem conhecerem tal aliança e também o legado da lei - Jesus então vai alí e resgata a todos os que o ouviram e entenderam o plano salvador na Pessoa Bendita Dele.... 

Isto fica fácil de entender, lendo o contexto da epístola de Pedro que finaliza o assunto no capítulo 4 dizendo: 
6 Pois é por isto que foi pregado o evangelho até aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito. 

Também fica fácil entender: 
·        O porquê Jesus prometeu ao Ladrão: HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO 
·        O porquê Lázaro estava em um lugar que era vísivel para o "rico" da história, havendo um abismo que separava ambos. 
·        O porquê Jesus disse à Maria Madalena: "AINDA NÃO SUBI AO MEU DEUS E VOSSO DEUS; MEU PAI E VOSSO PAI." 
·        O porquê é dito que Jesus "SUBIU" ao ALTO e levou cativo o cativeiro (que aprisionava a alma dos seus servos nas profundezas) segundo Efésios 4: 08 a 10

>>>> Agora então, dá para entender, porque Jesus disse a Maria Madalena: "NÃO SUBI AINDA"...? 

·        É por isso que acredita-se que este lugar (Seio de Abraão), foi levado para "Debaixo do ALTAR de Deus" (APOC. 6:09 A 11), pois CRISTO SUBINDO AO ALTO, LEVOU CATIVO O CATIVEIRO - O que explica o "porque" muitos corpos dos santos ressuscitaram e apareceram a muitos - sendo os mesmos considerados como: AS PRIMÍCIAS que Paulo fala em 1º CORÍNTIOS 15. 
·        É por isto que Paulo fala em FILIPENSES 1:21 a 24...

Ou seja: o "porquê" se tornou "LUCRO" - MORRER EM CRISTO JESUS! 

Pb.Waldir Alves




HIPÓTESE 2:


Opiniões de influentes líderes cristãos quanto à imortalidade do homem:
Martinho Lutero: "Assim como alguém que dorme e chega à manhã inesperadamente, quando acorda, sem saber o que lhe aconteceu: assim nós nos ergueremos no último dia sem saber como chegamos à morte e como passamos por ela. Nós dormiremos até que Ele venha e bata na pequena sepultura e diga: Dr. Martinho, levanta-te! Então eu me erguerei num momento e serei feliz com Ele para sempre". Citado pelo Dr. T. A. Kantonen, em The Chrislian Hope, pág. 37.

O Dr. George Dana Boardman, Pastor da Primeira Igreja Batista de Filadélfia: "Nem uma única passagem das Escrituras, do Gênesis ao Apocalipse, ensina, tanto quanto eu saiba, a doutrina da natural imortalidade do homem" - Studies the Creative Week, págs. 215 e 216.

O Dr. William Temple, primaz da Igreja da Inglaterra: "O homem não é imortal por natureza ou por direito, mas é capaz de alcançar imortalidade, sendo-lhe oferecidas ressurreição dos mortos e vida eterna se ele as receber de Deus, sob as condições por Deus estabelecidas". - Nature, Man and Goa, pág. 472.

O Prof. D.H. Dodd, da Universidade de Cambridge: "Não há imortalidade inata na Bíblia" - Signs of the Times, junho de 1965, pág. 20.

O Prof. Paul Tillich, da Universidade de Harvard: "A imortalidade natural não é doutrina cristã". – Idem

Parábola do Rico e de Lázaro
O nome já diz é parábola,se for literal a de Jotão como fica?Juízes 9:7-15,ali Jesus mostrou que riquezas não compra salvação.

Lucas 23:43
O paraíso é a morada de Deus(Apoc.2:7;22:1,2) Jesus disse que ainda não havia subido para o Pai(Jo.20:17) o ladrão foi salvo naquele dia.

Artigo 17 - Da volta de Cristo para o juízo

Também se ensina que nosso Senhor Jesus Cristo voltará no último dia para julgar, e que ressuscitará todos os mortos, dará aos crentes e eleitos vida e alegria eternas, porém condenará os homens ímpios e os demônios ao inferno e castigo eterno.

Rejeitam-se, por isso, os ANABATISTAS, os quais ensinam que os diabos e os homens condenados não sofrerão dor e tormento eternos.
Aqui se rejeitam, outrossim, algumas doutrinas judaicas que também, ao presente, se manifestam e, segundo as quais, antes da ressurreição dos mortos, um grupo constituído integralmente de santos e piedosos terá um reino terrestre e aniquilará todos os ímpios.

Esse é o 17°artigo da Igreja Luterana,mais veja que Martinho Lutero está de acordo é com os ANABATISTAS referente ao sono da alma (como já vimos acima) e a mortalidade da alma:Martinho Lutero classificou-a entre as "monstruosas fábulas que fazem parte do monturo romano dos decretos". - O Problema da Imortalidade, de E. Petavel. Comentando as palavras de Salomão no Eclesiastes, de que os mortos não sabem coisa nenhuma, diz o reformador: "Outro passo provando que os mortos não têm. ... sentimento. Não há ali", diz ele, "deveres, ciência, conhecimento, sabedoria. Salomão opinou que os mortos estão a dormir, e nada sentem absolutamente. Pois os mortos ali jazem, não levando em conta nem dias nem anos; mas, quando despertarem, parecer-lhes-á haver dormido apenas um minuto." - Exposição do Livro de Salomão, Chamado Eclesiastes, de Lutero.

Em parte alguma nas Escrituras Sagradas se encontra a declaração de que é por ocasião da morte que os justos vão para a sua recompensa e os ímpios ao seu castigo. Os patriarcas e profetas não fizeram tal afirmativa. Cristo e Seus apóstolos não fizeram sugestão alguma a esse respeito. A Bíblia claramente ensina que os mortos não vão imediatamente para o Céu. Eles são representados como estando a dormir até à ressurreição. (I Tess. 4:14; Jó 14:10-12.) No mesmo dia em que se quebra a cadeia de prata, e se despedaça o copo de ouro (Ecl. 12:6), perecem os pensamentos dos homens. Os que descem à sepultura estão em silêncio. Não mais sabem de coisa alguma que se faz debaixo do Sol (Jó 14:21). Bendito descanso para o justo cansado! Seja longo ou breve o tempo, não é para eles senão um momento. Dormem, e são despertados pela trombeta de Deus para uma imortalidade gloriosa. "Porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis. ... Quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória." I Cor. 15:52-54. Ao serem eles chamados de seu profundo sono, começam a pensar exatamente onde haviam parado. A última sensação foi a agonia da morte, o último pensamento o de que estavam a cair sob o poder da sepultura. Ao se levantarem da tumba, seu primeiro alegre pensamento se expressará na triunfante aclamação: "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?" I Cor. 15:55.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.