Quem nunca teve curiosidade sobre o tema "vida após a morte"
que atire a primeira pedra!
uma informação que não é conhecida por todos é que o Cristianismo
apresenta, pelo menos, 2 possibilidades contundentes para responder a essa
pergunta. Essa postagem é extraída de alguns resumos interessantes que
encontrei na internet e tem por objetivo divulgar os dois lados da moeda. Duas
visões distintas pregadas em muitas igrejas cristãs e, admito, ambas me parecem
igualmente passíveis de estar certas (mas não ao mesmo tempo). Como já diz a
sensacional canção "Vai Acabar" do antigo Fruto Sagrado: "Quem viver
verá... quem morreu vai ver. o outro lado da moeda vamos conhecer!"
HIPÓTESE 1: O PARAÍSO, O ÉDEN E O SEIO DE ABRAÃO
Eis uma dos assuntos mais polemizados pelas seitas com visão holista da
alma, onde alguns, como os tjs chegam até a adulterar o versículo,
invertendo-lhe a frase, tentando dar um outro sentido ao mesmo. Este versículo
desmascara o engano dos que isolam versículos sem contextualizar as Escrituras,
e aí, Jesus então desmascara o conceito sectário e faz uma afirmativa
contundente em LUCAS 23 dizendo:
43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
Para entendermos este versículo, primeiro temos que avaliar duas
questões principais e primordiais para o entendimento do mesmo:
1º - A exclamação do "ladrão" e o
seu estado de sofrimento.
2º - O que, e onde é o PARAÍSO?
Partindo então do versículo anterior, vamos encontrar o motivo da
resposta de Jesus, como segue:
42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim,
quando entrares no teu reino.
Outras versões, para tentar explicar ou resolver "o sentido"
da resposta de Jesus, trazem:
42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim,
quando "vieres" no teu reino.
O ladrão reconhece que estava sofrendo daquela forma e estava naquela
situação de sofrimento, devido aos seus pecados, isto então denota
"arrependimento" e "conversão" do mesmo ao Senhorio de
Cristo Jesus. Ele então faz sua súplica após sua "justificação" e
"arrependimento", porém vislumbrando um "reino futuro"; não
importando a questão da tradução acima, o certo é que aquele homem vislumbra a
perspectiva "humilde" e contrita de ser "lembrado" por
Jesus no seu REINO.
O principal então é: O estado de sofrimento "no corpo" que
"eles" estavam submetidos, e é aí que a resposta de Jesus entra como
"BÁLSAMO DE GILEADE" na alma daquele cidadão:
"HOJE MESMO ESTARÁS COMIGO NO
PARAÍSO"
No original grego: ...LEGÔ SÊMERON MET EMOU ESÊ EN TÔ PARADEISÔ
Então, vem a segunda questão:
Onde, e o que é: O PARAÍSO?
Isto nos remete aos primórdios da criação e queda do homem, conforme
descrito em Gênesis cap. 02, 03 - Lá está a descrição real e patente do
chamado: JARDIM DO ÉDEN (OU JARDIM NO ÉDEN) - e é neste lugar que o homem vivia
"UMA VIDA DE GOZO E BEM ESTAR", como também é neste lugar que está
descrito sobre a queda e tentação do homem - o que resultou na PERCA DESTA VIDA
DE GOZO E BEM ESTAR.
Biblicamente então:
JARDIM DO ÉDEN = PARAÍSO
citação: Gen. 2:08 a 17 / Gen 3: 01 a 04 / Gen
3: 23,24 / Apoc. 2:07
A questão então é: ONDE FOI PARAR "O JARDIM DO ÉDEN", OU
PARAÍSO???
Geograficamente, é do conhecimento de todos que este "PARAÍSO DE
DEUS" ficava na região onde hoje é o PAÍS DO IRAQUE, cuja dificuldade dos
arqueólogos, é exatamente encontrar o "QUARTO" "braço" do
rio que fazia parte dos outros três que ainda são encontrados naquela região: O
TIGRE, O EUFRATES E OUTRO QUE HOJE POSSUI UM OUTRO NOME, mas que deve ser o
"Gion" citado no capítulo 2 de Gênesis.
Então, daí surgem algumas questões interessantes:
·
O que aconteceu com o outro "RIO" –
O braço principal que regava e irrigava os demais com vida e riquezas (ouro)???
E para onde foi o ÉDEN - O JARDIM PARAÍSO após a queda???
·
Que lugar seria então este que Jesus falou que
o ladrão estaria com Ele?
·
Que lugar seria "aquele" que Paulo
também cita em II CORÍNTIOS, dizendo: "SE NO CORPO, OU SE FORA DO
CORPO", POIS ELE NÃO SABIA DISTINGUIR - isto aponta para a realidade
espiritual que existe do conceito bíblico acerca do "ESPÍRITO-ALMA" -
Ruach/Neshamah - QUE PODE SE SEPARAR DA MATÉRIA ALMA-CORPO - "Nefesh"
no original??? 2º Corintios 12: 2 a 4
Paulo visitou dois lugares distintos, sendo ARREBATADO e levado aos
mesmos (se no corpo, se fora do corpo...), pois a experiência era sobrenatural
e ele mesmo não sabia distinguir o ocorrido; mas os versículos são claros e
falam também do PARAÍSO - "onde ele ouviu palavras inefáveis que não é
lícito ao homem referir" - PORQUE NÃO ERA LÍCITO???
Veremos agora... A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO E PARADEIRO DO JARDIM DO ÉDEN:
EZEQUIEL 31: 08,09...16 a 18
16 Farei tremer as nações ao som da sua queda, quando o fizer descer ao
Seol juntamente com os que descem à cova; e todas as árvores do Edem a flor e o melhor do Líbano, todas as que
bebem águas, se consolarão nas partes inferiores da terra;
17 também juntamente com ele descerão ao Seol, ajuntar-se aos que foram
mortos à espada; sim, aos que foram seu braço, e que habitavam à sua sombra no
meio das nações.
18 A quem, pois, és semelhante em glória e em grandeza entre as árvores
do Eden? Todavia serás
precipitado juntamente com as árvores do Eden às partes inferiores da terra; no
meio dos incircuncisos jazerás com os que foram mortos à espada:
este é Faraó e toda a sua multidão, diz o Senhor Deus.
O texto de Ezequiel é simbólico desde o capítulo 28, que retrata a queda
do querubim da guarda que se vestia do explendor de todas as pedras
preciosas.
Aqui no capítulo 31, Deus continua a revelar mistérios até então
desconhecidos sobre o "inimigo" das nossas almas. Também aqui no
capítulo 31 - que é um texto que fala sobre "Faraó", existe uma
linguagem simbólica que retrata o "inimigo" e sua "soberba"
e orgulho, mas...
Há aqui também uma revelação sobre o paradeiro e o local para onde foi
"O JARDIM DO ÉDEM" - O PARAÍSO - Ou seja...
Desceu às partes inferiores da terra, em outra versão diz: "DESCEU ÀS PROFUNDEZAS DA
TERRA".
Eis o porquê não nos é relatado mais sobre os "querubins da
guarda", bem como sobre o Éden após o capítulo 4 de Genesis.
Qual seria então o objetivo de Deus ter levado este "lugar
paradisíaco" para AS PARTES INFERIORES DA TERRA???
Porque ali seria o local de repouso (descanso) das almas dos servos e
fiéis de Deus de todos os tempos, desde os patriarcas, até o cumprimento
profético da redenção dos salvos.
A partir daqui já dá para os amados entenderem a HISTÓRIA DO RICO E
LÁZARO - Lucas 16:
Resumindo:
JARDIM DO ÉDEN = DELEITE = PARAÍSO DE DEUS = SEIO DE ABRAÃO
A expressão "SEIO DE ABRAÃO" aponta para um lugar separado por
Deus para todos aqueles que morreram na fé de Abraão, ou seja, para aqueles que
pela fé viveram e acreditaram no ÚNICO DEUS VERDADEIRO!
Outro fato interessante é exatamente a questão do "GRANDE
ABISMO" que separava o lugar, ou seja:
·
Em um lugar elevado estava o Éden que significa no original Hebraico:
DELEITE.
·
Um GRANDE ABISMO (APOCALIPSE 9:01) que separa os dois lugares.
·
O Hades, que na tradição judaica e na Tanach (Antigo Testamento) é
descrito como a habitação das almas dos mortos no contexto generalizado, mas à
luz do Novo Testamento é descrito como INFERNO ou: A HABITAÇÃO DAS ALMAS DOS
ÍMPIOS.
Outro fator interessante no contexto da narrativa de Lucas, é que: Ali
havia um rio de água (água) - motivo da súplica do rico e ímpio que estava
naquele lugar de tormento e pede permissão para que Lázaro "molhe" o
seu dedo... Isto demonstra onde foi parar de fato, O QUARTO RIO DESAPARECIDO
que fazia parte do cenário do Éden e que desapareceu juntamente com o
mesmo.
Portanto, fica claro que Deus proveu um lugar para aqueles que são seus
desde o principio da queda do homem.
Esta é a promessa feita por Jesus ao ladrão na cruz, e também é o lugar
para onde foi Lázaro, e que também é o lugar em que Paulo foi e ouviu palavras
inefáveis que ao homem não era lícito referir, e porque?
Porque Deus havia proibido este "CONTATO" na sua lei
entre:
-O mundo dos mortos e dos vivos, conforme:Deut. 18: 10 a 14 / Isaías
8:19
Não era portanto lícito e permitido a Paulo referir ou dizer algo
daquilo que ele ouviu ali.
Há um mistério muito grande que até hoje não se sabe explicar no texto
de 1º SAMUEL 28 - Ali está claramente exposto o que há nas profundezas da
terra, pois o espírito que camuflou Samuel veio das profundezas da terra, um
lugar onde estão as almas dos "mortos" no Senhor, bem como os que
"morrem" na impiedade e habitam nas trevas exteriores - O HADES - que
é traduzido como "habitação das almas dos mortos" em geral.
Vejam o que é dito pelo "supostamente" Samuel à Saul:
19 E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus.
Amanhã tu e teus filhos estareis comigo, e o Senhor entregará o arraial de
Israel na mão dos filisteus.
Fica agora fácil entender:
- O "porque" Pedro diz em sua epístola que Jesus após sua
morte, foi e pregou "aos espíritos em prisão" - ou seja, aqueles que
morreram no dilúvio e pereceram; e haviam apartado da fé dos primeiros
"crentes" da era de Adão ( Geração Enos = os que invocavam ao Deus
verdadeiro, cujo último e verdadeiro adorador era Noé e sua família – Gênesis
4:26); como Deus não havia ainda estabelecido sua aliança com Abraão e a
posterior, sua lei, para que "estes" tivessem oportunidade de
arrependerem - pois viveram sem conhecerem tal aliança e também o legado da lei
- Jesus então vai alí e resgata a todos os que o ouviram e entenderam o plano
salvador na Pessoa Bendita Dele....
Isto fica fácil de entender, lendo o contexto da epístola de Pedro que
finaliza o assunto no capítulo 4 dizendo:
6 Pois é por isto que foi pregado o evangelho até aos mortos, para que,
na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo
Deus em espírito.
Também fica fácil entender:
·
O porquê Jesus prometeu ao Ladrão: HOJE
ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO
·
O porquê Lázaro estava em um lugar que era
vísivel para o "rico" da história, havendo um abismo que separava
ambos.
·
O porquê Jesus disse à Maria Madalena:
"AINDA NÃO SUBI AO MEU DEUS E VOSSO DEUS; MEU PAI E VOSSO PAI."
·
O porquê é dito que Jesus "SUBIU" ao
ALTO e levou cativo o cativeiro (que aprisionava a alma dos seus servos nas
profundezas) segundo Efésios 4: 08 a 10
>>>> Agora então, dá para entender, porque
Jesus disse a Maria Madalena: "NÃO SUBI AINDA"...?
·
É por isso que acredita-se que este lugar (Seio de Abraão), foi levado
para "Debaixo do ALTAR de Deus" (APOC. 6:09 A 11), pois CRISTO
SUBINDO AO ALTO, LEVOU CATIVO O CATIVEIRO - O que explica o "porque"
muitos corpos dos santos ressuscitaram e apareceram a muitos - sendo os mesmos
considerados como: AS PRIMÍCIAS que Paulo fala em 1º CORÍNTIOS 15.
·
É por isto que Paulo fala em FILIPENSES 1:21 a 24...
Ou seja: o "porquê" se tornou "LUCRO" - MORRER EM
CRISTO JESUS!
Pb.Waldir Alves
HIPÓTESE 2:
Opiniões de influentes líderes cristãos quanto à imortalidade do homem:
Martinho Lutero: "Assim como alguém que dorme e chega à manhã
inesperadamente, quando acorda, sem saber o que lhe aconteceu: assim nós nos
ergueremos no último dia sem saber como chegamos à morte e como passamos por
ela. Nós dormiremos até que Ele venha e bata na pequena sepultura e diga: Dr.
Martinho, levanta-te! Então eu me erguerei num momento e serei feliz com Ele
para sempre". Citado pelo Dr. T. A. Kantonen, em The
Chrislian Hope, pág. 37.
O Dr. George Dana Boardman, Pastor da Primeira Igreja Batista de
Filadélfia: "Nem uma única passagem das Escrituras, do Gênesis ao
Apocalipse, ensina, tanto quanto eu saiba, a doutrina da natural imortalidade
do homem" - Studies the Creative Week, págs. 215 e 216.
O Dr. William Temple, primaz da Igreja da Inglaterra: "O homem não
é imortal por natureza ou por direito, mas é capaz de alcançar imortalidade,
sendo-lhe oferecidas ressurreição dos mortos e vida eterna se ele as receber de
Deus, sob as condições por Deus estabelecidas". - Nature, Man and Goa,
pág. 472.
O Prof. D.H. Dodd, da Universidade de Cambridge: "Não há
imortalidade inata na Bíblia" - Signs of the Times, junho de 1965, pág.
20.
O Prof. Paul Tillich, da Universidade de Harvard: "A imortalidade
natural não é doutrina cristã". – Idem
Parábola do Rico e de Lázaro
O nome já diz é parábola,se for literal a de Jotão como fica?Juízes
9:7-15,ali Jesus mostrou que riquezas não compra salvação.
Lucas 23:43
O paraíso é a morada de Deus(Apoc.2:7;22:1,2) Jesus disse que ainda não
havia subido para o Pai(Jo.20:17) o ladrão foi salvo naquele dia.
Artigo 17 - Da volta de Cristo para o juízo
Também se ensina que nosso Senhor Jesus Cristo voltará no último dia
para julgar, e que ressuscitará todos os mortos, dará aos crentes e eleitos
vida e alegria eternas, porém condenará os homens ímpios e os demônios ao
inferno e castigo eterno.
Rejeitam-se, por isso, os ANABATISTAS, os quais ensinam que os diabos e
os homens condenados não sofrerão dor e tormento eternos.
Aqui se rejeitam, outrossim, algumas doutrinas judaicas que também, ao
presente, se manifestam e, segundo as quais, antes da ressurreição dos mortos,
um grupo constituído integralmente de santos e piedosos terá um reino terrestre
e aniquilará todos os ímpios.
Esse é o 17°artigo da Igreja Luterana,mais veja que Martinho Lutero está
de acordo é com os ANABATISTAS referente ao sono da alma (como já vimos acima)
e a mortalidade da alma:Martinho Lutero classificou-a entre as
"monstruosas fábulas que fazem parte do monturo romano dos decretos".
- O Problema da Imortalidade, de E. Petavel. Comentando as palavras de Salomão no
Eclesiastes, de que os mortos não sabem coisa nenhuma, diz o reformador:
"Outro passo provando que os mortos não têm. ... sentimento. Não há
ali", diz ele, "deveres, ciência, conhecimento, sabedoria. Salomão
opinou que os mortos estão a dormir, e nada sentem absolutamente. Pois os
mortos ali jazem, não levando em conta nem dias nem anos; mas, quando
despertarem, parecer-lhes-á haver dormido apenas um minuto." - Exposição
do Livro de Salomão, Chamado Eclesiastes, de Lutero.
Em parte alguma nas Escrituras Sagradas se encontra a declaração de que
é por ocasião da morte que os justos vão para a sua recompensa e os ímpios ao
seu castigo. Os patriarcas e profetas não fizeram tal afirmativa. Cristo e Seus
apóstolos não fizeram sugestão alguma a esse respeito. A Bíblia claramente
ensina que os mortos não vão imediatamente para o Céu. Eles são representados
como estando a dormir até à ressurreição. (I Tess. 4:14; Jó 14:10-12.) No mesmo
dia em que se quebra a cadeia de prata, e se despedaça o copo de ouro (Ecl.
12:6), perecem os pensamentos dos homens. Os que descem à sepultura estão em
silêncio. Não mais sabem de coisa alguma que se faz debaixo do Sol (Jó 14:21).
Bendito descanso para o justo cansado! Seja longo ou breve o tempo, não é para
eles senão um momento. Dormem, e são despertados pela trombeta de Deus para uma
imortalidade gloriosa. "Porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão
incorruptíveis. ... Quando isto que é corruptível se revestir da
incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então
cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória."
I Cor. 15:52-54. Ao serem eles chamados de seu profundo sono, começam a pensar
exatamente onde haviam parado. A última sensação foi a agonia da morte, o
último pensamento o de que estavam a cair sob o poder da sepultura. Ao se
levantarem da tumba, seu primeiro alegre pensamento se expressará na triunfante
aclamação: "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a
tua vitória?" I Cor. 15:55.
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