Matérias

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sir Nicholas Winton: Um herói de verdade

Em 1988, Greta Winton estava fazendo uma limpeza em seu sótão quando descobriu algo que mudaria sua vida: um antigo caderno de anotações de seu marido, de 1939. Este caderno continha anotações, telegramas, listas e fotos de crianças tchecas.

Lendo, Greta descobriu que seu marido Nicholas salvara 699 crianças tchecas pouco antes do início da segunda guerra mundial.

Nicholas Winton havia mantido em segredo sua fantástica história por não considerá-la um feito extraordinário.

Anos mais tarde, em um programa de TV britânico, sua história foi finalmente trazida a público:

Em 1938, o inglês foi à Tchecoslováquia a pedido de um amigo, para examinar um orfanato de crianças judias que corriam o risco de serem mortas pelos nazistas. Ao chegar no local, Nicky (como gosta de ser chamado) ficou comovido com a situação e começou a juntar dinheiro e escrever cartas à procura de lares adotivos para as crianças. Oito trens partiram levando as 699 crianças para lares adotivos no Reino Unido, sendo que o último partiu no exato dia em que a guerra começou. Quando os alemães chegaram, não haviam mais crianças no local.

Durante o programa que exibiu sua história, a apresentadora leu seu caderno de anotações e pediu para que se houvesse alguém na platéia cuja vida tivesse sido salva por ele, que se levantasse; cerca de vinte pessoas se levantaram, causando comoção no senhor.




Winton foi condecorado com o título de cavaleiro da coroa pela rainha Elizabeth II e ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2008.

Esta é a história de um homem desprentesioso, que salvou centenas de vidas sem pedir nada em troca, nem mesmo reconhecimento, que só veio por que sua mulher resolveu expor esse fato tão extraordinário.

Talvez o mundo precise de mais Nicholas Wintons...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.