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sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Liberdade versus Obsolescência Programada

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" João 8:32.


Você já parou pra pensar sobre o que é a verdade? E a liberdade?

Verdade, numa definição simples e acessível, é aquilo que não antes você não sabia. Liberdade como conseqüência de conhecer a verdade é que é o real problema, já que te força a pautar sua conduta a partir da verdade. De certa forma, liberdade é estar "preso" à verdade.

Daquilo que você não vive sem, você é escravo. Se Cristo veio para romper com a escravidão do pecado e da ignorância (dois péssimos vícios da humanidade desde sempre), o que você faria ao se descobrir como escravo do consumo?

"A sociedade capitalista é a que mais nos proporciona liberdade!" - você poderia dizer ao pensar um pouco sobre a história política mundial, mas o fato é que toda liberdade te prende a alguma coisa, umas melhores e outras piores, mas como cristãos devemos nos prender à verdade.

É verdade que o consumismo é a praga do capitalismo. É também verdade que o consumismo destroça nossa economia, gera desigualdade social, está esgotando os recursos naturais, poluindo nosso planeta e afetando nossa vida com Deus. Como? O consumismo dita as normas de nossas vidas, desde a satisfação de nossas necessidades naturais básicas (comida, descanso, abrigo, afeto) até o nosso modo de pensar nossa própria espiritualidade.

Chegamos ao ponto de subordinar a própria lógica ao sistema de capital, mas se queremos viver como cristãos maduros devemos ter nossa lógica pautada na verdade de que servimos antes a Cristo e não ao mundo.

Muitos tem vivido uma religião de consumo sem se dar conta e acham que assim podem agradar a Deus. A cultura de consumo é um dos pilares da praga do século XX que se estendeu ao XXI, que é a teologia da prosperidade.

O Blog PROIBIDO PENSAR convida a você leitor meditar sobre isso numa ótica cristã através deste vídeo, chamado A HISTÓRIA DAS COISAS. Somente com foco na eternidade e no por-vir o homem pode mudar sua própria história neste mundo, no presente.



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