Matérias

domingo, 27 de dezembro de 2020

Livro do Proibido Pensar!


Era janeiro de 2009. Um amigo e eu resolvemos que faríamos um blog para comentar sobre assuntos relacionados à fé cristã. Na cabeça de dois então jovens anarquistas "inteligentinhos" (no sentido usado pelo Luiz Felipe Pondé), não fazia sentido a superficialidade da maioria dos "cristãos leigos" (se me permitem pegar esse termo emprestado). As pessoas, em geral, não sabiam no que criam nem seguiam direito e ainda viviam numa monumental supersticiosidade. 

Não nos leve à mal, tínhamos crescido na década de 90 com a exagerada religiosidade que havia produzido coisas bizarras como "Dudão" (pesquise por conta e risco). Tudo era "do diabo" e assim ficou difícil tirar o "ranso das roupas velhas".

Decidido o ponto de encontro, divulgaríamos nossas ideias revolucionárias a respeito da fé no alto do coreto de uma das praças de Arujá. Outro amigo que gostava de falar sobre Cristianismo imprimiu bondosamente um monte de panfletos pra nos divulgar. Estávamos prontos. Apareceu uma pessoa... E nunca mais nos vimos.

A ideia não tinha como dar certo. Quem éramos nós, afinal? Jovens fazendo "jovemzisse". Já dizia o sábio mestre ancião: "Shiryu, O JOVEM TEM QUE ACABAR!" Ao longo dos anos eu ainda estranho que eu tenha continuado a escrever, mesmo após meu amigo (de quem a ideia do blog havia partido) ter parado e até um terceiro parente ter experimentado postar algo aqui... por uma única vez. 

Não consegui parar. Tem até uma postagem ainda online aqui alegando que o blog teria "finalizado a atividade", mas volta e meia, cá estou. Alguns aspectos da fé cristã realmente me incomodavam (alguns ainda incomodam), mas eu cria... e continuo crendo. Entretanto, precisava saber mais, pensar mais rápido, lembrar melhor, dar substância às ideias que me eram caras a ponto de saber explicá-las. E eu precisava treinar.

No desejo de não passar vergonha falando com meus colegas ateus no trabalho e outros "jovens dinâmicos" com quem convivia numa faculdade totalmente dominada pela ESQUERDA política, minha pose de anarquista e cristão era algo como ser fã de metal progressivo: dá uma aura de respeito mas poucos entendem do que se trata.

Desisti do anarquismo quando descobri que a abolição da propriedade privada incluía também cônjuges e parceiros sexuais... TÔ FORA! Continuei cristão, porém com falhas a ser vencidas mesmo hoje. Alguma humildade adveio disso tudo, afinal. E alguma substância também.

O livro "Proibido Pensar: Estrutura do Pensamento, Teoria do Conhecimento E Cosmovisão Cristã" é uma concha de retalhos, mas é uma concha de retalhos útil, feita dos textos que me proporcionaram as reflexões mais úteis que tive ao lidar com problemas intelectuais da fé e até com curiosidades lógicas que me ajudaram a pensar e decidir com mais clareza. Formei, arrumei trabalho e me casei, então algo deve ter dado certo.

A Lógica me ajudou a entender minha própria fé e minha cosmovisão me manteve longe da maioria dos apuros da vida, exceto aqueles que eu fiz questão de ter por perto. "Ai de mim!", já dizia Antônio Abujamra.

Os anos me fizeram perceber que não há como ter respostas pra tudo e os paradoxos me ensinaram que, às vezes, as melhores respostas parecem contradições absurdas. No final das contas, fé é sobre abraçar mistérios maiores que nós. Não é que não haja explicação, é que a explicação para de fazer sentido quando precisa ser vivida, e não somente compreendida. Expliquei o que pude explicar. O resto, espero viver.

Alguns dos textos mantém a ideia central, mas foram praticamente reescritos. Outros estão mais com a cara original. Tentei me manter fiel, ao máximo, ao que aprendi e ainda aprendo de Epistemologia e é bem possível que, ao longo dos anos, tenha que revisar uma coisa ou outra... mas e daí? Como na canção do Pearl Jam, só posso dizer que "I'm still alive".

Aprendi algumas coisas nesse exercício: é possível explicar muita coisa sem perder o mistério; é possível desejar saber sempre mais sem se obrigar a saber tudo; é possível abrir mão de algumas coisas e apenas crer. Se minhas respostas, dúvidas e paradoxos puderem te ajudar a ter um pouco mais de paz de espírito, já terá valido à pena. "Tenho ainda muito a vos dizer, mas não podeis compreender agora. Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade." (João 16:12-13) ...Que bom que Ele já veio!

"Proibido Pensar: Estrutura do Pensamento, Teoria do Conhecimento E Cosmovisão Cristã" está disponível para compra como livro físico ou e-book nos links abaixo:

📚 E-book: https://amz.run/445X 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.