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domingo, 25 de outubro de 2015

Bíblia Freestyle E O Uso de Palavrões na Bíblia

Lançada em 2014, uma paráfrase do Novo Testamento conhecida como Bíblia Freestyle passou a provocar reações ambíguas em leitores desavisados do projeto internet afora...

A ideia partiu do pastor Ariovaldo Jr, líder da igreja Manifesto Missões Urbanas de Uberlândia-MG que, aliás tem uma história muito importante que vocês podem conhecer clicando aqui.

Não se trata de uma queixa contra a paráfrase em si, embora haja muita confusão contra todas as traduções bíblicas desde Lutero até hoje (confusão de herança da tradição romana, diga-se de passagem, e já abordamos o tema das traduções bíblicas e as questões envolvidas), mas as reações ambíguas à Bíblia Freestyle se pautam principalmente no fato de haver uso de termos considerados geralmente como "palavrões". Decidi usar alguns exemplos extraídos da própria Bíblia Freestyle, já que me dei ao trabalho de ler antes de falar a respeito:

Ao ver esta cena, o religioso começou a falar baixinho: "Se Jesus fosse mesmo tão FODEROSO quando dizem, saberia que essa VAGABUNDA aí não vale nada".
Lucas 7:39 na versão da Bíblia Freestyle.

Os manos da família do Cloé me contaram que vocês andam tretando por causa de besteira. Uns ficam contando vantagem que preencheram a ficha de inscrição pra organizada comigo, outros com Apolo, uns com Pedro e outros com Cristo. PORRA, gente! Por acaso faz diferença? Vocês tão dizendo que Cristo está dividido? Por acaso a torcida é por Paulo? Eu morri pelo pecado de vocês? Vocês foram batizados no meu nome?

1 Coríntios 1:11-13 na versão da Bíblia Freestyle.

Dou graças a Deus porque eu falo mais idiomas do que todos vocês. Mas mesmo eu sendo o mais FODA nesse dom, ainda sim prefiro falar cinco palavras da minha própria inteligência pra que outros possam aprender algo, do que dez mil em idiomas desconhecidos. PelamordeDeus galera, não sejam crianças no entendimento. Sejam crianças apenas na malícia! 
1 Coríntios 14:18-20 na versão da Bíblia Freestyle.

Achei que deveria dedicar um tempo a isso, todavia, procrastinador de carteirinha, acabei terminando o texto quase um ano depois do esperado. Minhas humildes desculpas... Porém, se toda confusão reside no uso de "palavrões" precisamos nos perguntar duas coisas:


1 - O que é um palavrão? e

2 - Será que a Bíblia tradicional faz (ou não) uso de palavrões?


Respondendo a essas duas perguntas chegaremos à conclusão se essa polêmica tem ou não sentido... E acredito que a resposta esteja mais pra um "não". Nessas poucas linhas desejo compartilhar o porquê penso dessa  forma.

O Dicionário Aurélio Eletrônico versão 5.0.40 define "palavrão" como sendo, essencialmente, “palavra obscena”. Não ajudou muito, não é mesmo? Já “obsceno” é definido como “aquilo que fere o pudor”; e “pudor” como sendo “sentimento de vergonha ligado a atos ou coisas que se relacionam com o sexo; recato, vergonha, pudicícia”. Ou seja, palavrão é, basicamente, fazer referência sexual na linguagem ou usar atributos sexuais como figura de linguagem. Quem discordar da definição, favor, reclame com o pessoal responsável pela referida edição do dicionário Aurélio... Eu ainda acrescentaria que palavrão, algumas vezes, é sinônimo de xingamento (embora todo palavrão seja um xingamento, nem todo xingamento é um palavrão).

Perceba: há palavras que mudam de contexto com o tempo e lugar. A palavra “puta” no Brasil descreve a profissional do sexo; em Portugal é sinônimo de "menininha". Enquanto "bicha" no Brasil é usado para designar de maneira desrespeitosa um homossexual masculino, em Portugal significa "fila". Se pensarmos na questão de tempo poderíamos olhar para o uso da palavra "porra", que designava um tipo de tacape/cassetete primitivo, mas, por conta de seu formato, foi associada ao órgão genital masculino e, por último, ao sêmen, na linguagem chula. Entretanto, a palavra é empregada como advérbio de intensidade desde Fausto Silva em seu jurássico programa da TV globo até o cidadão comum da região sudeste, expandindo o uso para o resto do Brasil, o que é exatamente o caso da Bíblia Freestyle.

Um fato curioso é que o palavrão, enquanto ofensa se resume a ofender a moral sexual de um familiar (principalmente a mãe do indivíduo ofendido) ou se referir aos órgãos menos honrosos do corpo (sexual, excretor e afins) e esta prática é universal.

Há outro ponto a ser analisado: um falso testemunho pode ser considerado mais ofensivo que o palavrão em si em diversas situações. O contrário também é verdade: um testemunho verdadeiro (que exponha de forma indesejável nossos defeitos), mesmo que ofensivo para quem ouve, NÃO É PALAVRÃO! Então vamos falar de xingamento como sinônimo de OFENSA. Nosso próximo passo, nessa análise, seria perguntar: a Bíblia expõe, nas situações por ela descritas, os pecados das pessoas pelo nome? Sabemos que sim. Homicida é homicida, adúltero é adúltero, efeminado é efeminado e, por que não dizer, "homem é homem, menino é menino, político é político e baitola é baitola". Chamar alguém por algo que A PESSOA REALMENTE É pode até ofender, mas não é palavrão. Isso a Bíblia faz. Exs.: 1 Co. 6:10, Ap. 21:8 e CENTENAS de outras passagens que não seria prático colocar aqui.

Assim sendo, vamos nos deter na seguinte pergunta: a linguagem bíblica faz uso de metáforas sexuais ou explora as partes vergonhosas do corpo como figura de linguagem? Consultando a Bíblia rapidamente pude encontrar:


“Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho de uma prostituta; mas Gileade gerara a Jefté.”
Juízes 11:1

“Ao meio-dia, Elias (o profeta) começou a caçoar deles. Ele dizia: — Orem mais alto, pois ele é deus! Pode ser que esteja meditando ou que TENHA IDO AO BANHEIRO. Talvez ele tenha viajado ou talvez esteja dormindo, e vocês terão de acordá-lo!” 
1 Reis 18:27

“Todos os nossos atos de justiça são como TRAPO IMUNDO”. (Comentário do autor: “Trapo imundo” que, no original, se referia a “pano sujo de menstruação” - e essa conclusão nem precisaria consultar os originais, apenas usar um pouco a imaginação). 
Isaías 64:6

“Eu mesmo levantarei as suas vestes até o seu rosto PARA QUE AS SUAS VERGONHAS SEJAM EXPOSTAS.” (Comentário do autor: essa fala é do próprio Deus se referindo à exposição pública das partes genitais, ato comum em que o conquistador envergonhava publicamente os vencidos na guerra através da exposição de sua nudez).

Jeremias 13:26 

“Estas se prostituíram no Egito; prostituíram-se na sua mocidade; ali foram apertados os seus seios, e ALI FORAM APALPADOS OS SEIOS DA SUA VIRGINDADE.” (Comentário do autor: essa fala é do próprio Deus... e um tanto pornográfica).
Ezequiel 23:3

“E enamorou-se dos seus amantes, cuja carne é como a de jumentos, e CUJO FLUXO É COMO O DE CAVALOS”. (Comentário do autor: essa fala é do próprio Deus e o referido fluxo é o seminal).
Ezequiel 23:20


De todas as passagens citadas, analisando o contexto (caso você nunca tenha lido a Bíblia inteira, leia os capítulos citados por inteiro para entender melhor), apenas a primeira citação não faz uso de linguagem figurada (Jefté era LITERALMENTE um filho de uma puta, se é que vocês me entendem). Mesmo assim, alguns leitores poderiam argumentar que se tratam de passagens em um contexto restrito ao Antigo Testamento e alegar que no Novo Testamento as regras de conduta mudam... Então decidi folhear o Novo Testamento em busca de mais xingamentos... e encontrei:


“Também qualquer que disser a seu irmão: RACÁ, será levado ao tribunal. E qualquer que o chamar de IDIOTA estará sujeito ao fogo do inferno.” 
Mateus 5:22

“E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes feito COVIL DE LADRÕES.” (Comentário do autor: palavras do próprio Jesus).
Marcos 11:17

RAÇA DE VÍBORAS, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus?” (Comentário do autor: Aqui trata-se de uma fala do profeta João proferindo um xingamento. Esse é o mesmo homem de quem Jesus testemunhou: “Eu vos afirmo que dentre os nascidos de mulher não há um ser humano maior do que João.” Em Lucas 7:28).
Mateus 12:34

“Jesus respondeu: Vão dizer àquela RAPOSA: Expulsarei demônios e curarei o povo hoje e amanhã e no terceiro dia estarei pronto”. (Comentário do autor : A “raposa” a que Jesus se referia era Herodes Antipas, que intentava matá-lo, e é sabido que se referir ao então rei da Judéia como “raposa” era uma forma injuriosa de tratamento).
Lucas 13:32


Os xingamentos no Novo Testamento, à primeira vista, parecem deixar de lado as figuras baixas e sexuais e se deter na OFENSA pura e simples, o que corrobora o argumento de que as regras de linguagem dos seguidores do Deus judaico-cristão mudam do Antigo para o Novo Testamento. Porém, nesse sentido, o Novo Testamento não teria passado a “pegar leve” na linguagem, mas a usar da grosseria para dizer verdades com a única preocupação de que TODOS entendessem que se trata de uma ofensa! E o que é pior: trata-se uma ofensa VERDADEIRA! É bom lembrar que Jesus aperta o cerco contra o pecado quando diz que quem se ira é tão assassino quanto quem mata e quem pensa um “ê, lá em casa” quando vê uma mulher atraente é tão adúltero quanto o zé ruela que vive pulando a cerca e enfeitando a cabeça da esposa com adornos indesejados (isso está em Mateus 5:20-48).

Então, temos um impasse: acabamos de definir o que é e o que se considera “palavrão” tendo encontrado rapidamente VÁRIOS EXEMPLOS de que tanto palavrões quanto xingamentos realmente foram usados na Bíblia e usados por personagens como profetas, Cristo e o próprio Deus Pai para ofender! Julgando por esse aspecto, o problema não parece ser o uso do palavrão em si, mas se a referência por ele feita é ou não VERDADEIRA! Afinal, desde quando é errado chamar um “ladrão” de “ladrão”?

Me pergunto se as pessoas que criticaram a Bíblia Freestyle por conta do tipo de linguagem empregada realmente chegaram a ler a tradicional Bíblia que levam com tanto cuidado debaixo do braço. Ainda mais sabendo do costume que os cristãos têm de usar eufemismos no lugar de palavrões chamando de bênção aquilo que não é - o que, numa interpretação bíblica ao pé da letra, incorreria em falso testemunho (ou seja, quebra do oitavo mandamento, Ex. 20:16, Is. 5:20 e 2Tm 3:16).

Para encerrar, e como fica o texto de Efésios 4:29?

“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

A isto eu respondo: quem disse que um xingamento ou mesmo um palavrão bem utilizado não pode ser edificante? Aliás, quem disse que esse texto está falando de palavrões e não de falsos testemunhos e intrigas?

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Efésios 4:25-32


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2 comentários:

  1. Desculpe ser tão atrasado este comentário. Nesse artigo é referido que o palavrão put* em Portugal quer dizer menina, isso está errado tem exatamente o mesmo significado e sentido je no Brasil, quer dizer que também é um palavrão a palavra raparig* em Portugal significa menina o mesmo que garota e não é palavrão. Já a palavra bicha depende do contexto, tanto pode significar fila como pode ser homem afeminado,m nós port, ou pelo menos na minha família cristã, não considerámos que chegue ao nível de palavrão apesar de ter sentido pejorativo

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  2. Na teologia, como na guerra, existem alguns pontos pelos quais vale a pena lutar. Mas como podemos saber quais são esses pontos? Quando a doutrina inevitavelmente divide e quando a unidade deve prevalecer a despeito das divergências? Como o médico, que no campo de batalha trata primeiro dos mais gravemente feridos e depois passa para os demais, devemos dar prioridade às doutrinas por ordem de importância. O pastor Gavin Ortlund nos aconselha a cultivarmos a humildade à medida que damos prioridade à doutrina em quatro categorias: essencial, urgente, importante e menos importante. Assim seremos mais eficientes no progresso do evangelho em nossos dias.

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