Matérias

sábado, 27 de agosto de 2011

Supernatural E O Universo Mórmon



Caros amigos do PROIBIDO PENSAR, venho por meio desta informar solenemente que a série americana de aventura SUPERNATURAL (Sobrenatural no Brasil) é um ode ao Mormonismo!
Sério! Estou tão chocado quanto vocês, mas é verdade. Sempre achei que fosse publicar uma matéria relacionando a série ao Espiritismo, mas os produtores de Supernatural seguiram outra linha.
Vejamos ponto a ponto:

Para os Mórmons, Deus não criou o universo, logo, "o Universo criou Deus", já que Deus teria forma corpórea e se tornou Deus ao evoluir em consciência e piedade (isso segundo os ensinamentos de Joseph Smith).
Na sétima temporada da série Sobrenatural há uma repetição dessa idéia: um anjo chamado Castiel evolui a ponto de se tornar "Deus".

Obs.1: O mesmo acontece na série de livros "Fronteiras do Universo" do ateu Phillip Pullman.

Para os Mórmons, Jesus Cristo era um "deus com d minúsculo" ou um tipo especial de "anjo" que se tornou o messias encarnado, como se nota nos versos da canção "Achei um bom amigo" (o 198 da Harpa Cristã), que diz:

"...Dos vales é o lírio,
a estrela da manhã,
o escolhido dos milhares para mim".

Para os Mórmons, Deus estaria sem idéias de como salvar a humanidade e abriu oportunidade pros deuses/anjos mostrarem serviço dando idéias. Lúcifer sugeriu "tocar o terror": as pessoas seriam criadas, mas não teriam livre-arbítrio; e o equivalente a Jesus propôs o livre-arbítrio, sendo essa idéia mais agradável para o Deus-mor (afinal, não preciso me esforçar numa grande explanação pra mostrar que isso é politeísmo escrachado).
Outra curiosidade é que, na série SUPERNATURAL, o anjo Castiel se torna o novo "Deus" porque o "Deus" da série resolveu tirar férias por tempo indeterminado.

Obs.2: O mesmo acontece no famoso gibi de Garth Ennis, Preacher.

Para uma refutação bíblica das principais fanfarronices da teologia Mórmon, cortesia do senhor Joseph Smith, bem como a bibliografia e citações que confirmam que minha analogia com a série Supernatural não é fruto da minha imaginação, confira:


Cuidado olhinho com o que assiste. O Salvador, do Céu, está olhando pra você! Cuidado olhinho com o que assiste.

6 comentários:

  1. Vixi! ...se bem que não assisti à todas as temporadas; mas confesso que curto pelo fato de poder fzr algumas analogias com a Bíblia. (A gente não pode esquecer de reter o que é bom) B
    Boa observação vou me ligar nisso.

    Té +
    Gostei do teu blog!

    ResponderExcluir
  2. gente, por favor assistam a nova temporada de fma, o brotherhood http://www.soulanimes.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=148:fullmetal-alchemist-brotherhood-ae&catid=29:dublados&Itemid=62

    por favor, façam uma critica pleaseeee

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk desculpa, mas não faz sentido algum

    ResponderExcluir
  4. É um pouco tarde pra eu falar, mas o autor da matéria deveria ter procurado fontes mais confiáveis pra explanar suas idéias... Sou Mórmon, assisti todas as temporadas do Supernatural, gosto e aprendi muita coisa nesta série marcante, vi algumas coisas que acreditamos expostas ali, mas nada do que foi dito acima... entre no site da igreja, busque na literatura oficial da igreja e vc vai entender melhor as coisas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugere algum material? Essa postagem é muito antiga e reflete o pouco conhecimento que tinha do assunto na época que escrevi. Não deletei na esperança de que alguém me indicasse alguma literatura sobre o tema. Estou disposto a rever a matéria futuramente se conseguir checar as doutrinas principais do mormonismo.

      Excluir
  5. Eu sou mórmon e nunca acreditei que "o universo criou Deus". E nunca escutei a igreja ensinando isso, pelo contrário, aprendemos que o Senhor Deus é o criador de tudo e de todos os seres. Suponho que o criador dessa matéria se informe mais sobre o assunto antes de publicá-lo, pois pode acabar confundindo as pessoas e afastando aquelas que gostariam de entrará para a igreja. É só uma sujestão, se assim achar melhor e se sentir confortável, atualize a matéria.

    ResponderExcluir

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.