“Vinde a mim os pequeninos e não os impeçais porque deles é o Reino dos céus.” Mc 10:14
Na minha humilde opinião um dentre os desenhos mais revolucionários e estranhos já produzidos. Pense num mundo governado por adultos perversos dotado de um serviço de espionagem que faz uso de regras opressivas para tornar a vida das futuras gerações cada vez mais miserável e sem graça... Bem, até aí o desenho não é muito diferente da vida real. O caso é que no universo de KND as crianças montam um serviço de contra-espionagem super secreto com aparatos hi-tech de invejar até ao finado MacGyver (que Deus o tenha! XD). Armas à base de isopor, naves criadas com madeira e papelão e robôs feitos de copos descartáveis. Tudo que poderia sair da simples imaginação de uma criança aqui realmente funciona! Cada episódio a Turma do Bairro se envolve numa missão específica em busca de liberdade e contra a tirania dos adultos.
O desenho já começa assim, desde o primeiro episódio e dá a impressão de haver um lapso de tempo entre o princípio e a ascensão de KND. Até que foi lançado o filme que conta o começo de tudo e muitos de vocês já devem ter visto: KND – Operação Z.E.R.O.
Cada integrante da Turma do Bairro tem um número para ocultar seu nome real e sabe-se que seu primeiro integrante foi o número Zero, para alguns um mito, para outros o fundador de KND, descobridor do livro sagrado que ensinou às crianças como se defender da tirania dos adultos e que marcou a história com o antes e o depois do número Zero. Estão acompanhando o raciocínio?
Como se não bastasse a referência ao Anno Domini (em Latim: “ano do Senhor” , A.D., ou seja, o nome latino para o ano do nascimento de Cristo) temos um livro que muda a vida das crianças e as ensina como guerrear contra seus adversários (adultos) em território dominado pelo inimigo: uma alusão descarada à Bíblia.
Recentemente assisti a um vídeo chamado “O Livro Perigoso” que narra como a Bíblia ainda é reprimida por sistemas políticos opositores fora do continente americano. Quando um dos entrevistados questionado sobre o motivo de tanta perseguição à Bíblia ele dá praticamente a mesma resposta que o AVÔ, o maior vilão de KND no filme Operação Z.e.r.o., apresenta para justificar sua tentativa de roubar e destruir o livro da Turma do Bairro e quem tentasse impedi-lo:
“-Quando as crianças o lêem elas descobrem a única coisa mais poderosa do que eu...
Os vilões de KND
-Um sujeito grandalhão que soca forte?
-Um exército de gorilas robôs que morde?
-Torta?
Avô - o maior vilão de KND
-Não imbecis! Fé! Quando o meu filho descobriu aquele livro, ele se encheu de um tipo de esperança que só os pirralhos são capazes de ter!”
Depois dessa fica difícil não lembrar de:
"Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele"
Provérbios 22:6
Taí um desenho que eu recomendo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.