Matérias

domingo, 6 de março de 2011

O Lado Negro dos Simpsons


Sempre que se pretende fazer um julgamento imparcial deve-se conhecer os dois lados da questão. Na última postagem a respeito dos Simpsons, vimos as múltiplas facetas em que a série aborda o Cristianismo e nos surpreendemos com um exemplo cristão realista encarnado no personagem que deveria ser "o capeta em forma de guri" da série! Sinto desapontá-lo mr. Groening.
Mas não é por conta de um aspecto positivo que não haja reais aberrações e mesmo blasfêmias no desenho (que não é destinado ao público infantil nem ferrando senhoras e senhores! Há insinuações homossexuais, violência, diálogo adulto e imagens eróticas em alguns episódios, normalmente censurados pela tv aberta).
Não vou entrar no mérito dos episódios de halloween. É um feriado americano como o "día de los muertos" no México. Deixemos as particularidades culturais para seus países de direito. A festividade pode celebrar tanto o culto do macabro como a libertação do medo pela presença de Cristo (o "halloween" ou "all hallows een" ou "hallow evening" é o dia de todos os santos e precede o natal, sabiam?).
Dito isto, Homer é o campeão no quesito desrespeito à fé cristã (e mesmo não cristã, Homer já fez pouco caso do cristianismo protestante, hinduísmo, budismo, catolicismo, espiritismo, maçonaria, religiões tribais e até do islamismo... E o desenho continua no ar). Quando entrevistado por Bart sobre qual sua religião no episódio "Homer, o rei do festival" (se seu filho te pergunta isso é óbvio que você é um não-praticante de sua suposta fé), Homer responde: "Você sabe, aquela cheia das regras certinhas mas que não funciona na vida real... O Cristianismo!"
Há um episódio inteiramente dedicado à apostasia onde Homer abandona sua fé e passa o episódio inteiro a dizer disparates sobre tudo que se chama Deus/deus (com direito a uma sátira a São Francisco, oferecer amendoim pra Ganesh e esquecer o nome de Jesus, que, segundo Homer, dirigia um carrão azul) alegando que esse era seu jeito de adorar (todavia, nenhum deus registrado e autenticado em cartório, em 3 vias e com copyright aceitaria esse tipo de adoração auto-indulgente, esse é o domínio de satã).
A detestável Lisa Simpson é outro caso à parte. Já tentou se converter até à a wicca nessa 21.ª temporada e demonstra o mesmo desrespeito do pai pelo Cristianismo, embora mais intelectualizada. Por exemplo, no episódio "Lisa, a cética", Lisa censura sua mãe por crer em anjos mas não apresenta uma refutação correta e racional para tanto, haja visto que seu pensamento é fragmentado, apressado e materialista. Marge não saber muito sobre sua fé também não ajuda em nada.
Noutro episódio, "Graças a Deus, chegou o Juízo Final!", Homer recruta os vizinhos porque teria encontrado a data do dia do arrebatamento por um cálculo (que mais tarde descobriu estar errado por um dia). Antes de se aperceber do erro, as pessoas vão embora e Homer pergunta à Lisa se ela ainda acreditava nele, ao que ela responde que não creu nem por um único segundo. No dia seguinte, Homer foi o único arrebatado. O episódio foi parcialmente baseado na febre literária "Deixados para Trás" (Left Behind).
Esse episódio em especial é uma paródia do que já aconteceu por erros de beatos frequentadores de seitas sem pé nem cabeça que diziam saber a data do arrebatamento/volta de Cristo/fim do mundo quando a bíblia é categórica ao afirmar que só Deus Pai o sabe, nem mesmo Jesus tem essa informação segundo Mateus 24:36: "Daquele dia, porém, ninguém sabe, nem os anjos do Céu, nem ao filho, senão só o pai" (citação de Cristo a respeito de sua volta).
Um dos maiores problemas da série ser uma caricatura de uma suposta nação cristã: é onde está Cristo na história? Dentre algumas poucas "aparições", uma se dá nesse exato episódio onde o personagem representando Deus Pai (ato expressamente proibido na bíblia em Êxodo 20:4, sendo qualquer representação gráfica de Deus Pai pecado) diz a Homer que enviou seu filho uma vez à terra e ele nunca mais foi o mesmo. Homer olha para Cristo com desdém e diz "Ele vai ficar bem". Normalmente Jesus aparece em alucinações e é retratado como um palerma, exceto nas falas de Bart sobre ele, e eu nem imagino o motivo disso, além de aparecer uma única citação em toda a série na placa de sermões semanais da 1.ª Igreja de Springfield os seguintes dizeres: "Cristo morreu por vossos pecados (em inglês: Christ died eggs for your sins") no episódio "Histórias Bíblicas dos Simpsons.
Terminamos a matéria com uma adaptação da clássica "O que Jesus veria?" para "Jesus assistiria os Simpsons?" Jesus é Deus. Logo, não poderia se corromper com nada do que visse. De fato, Jesus vivia cercado dos pecadores e párias mais mal vistos pela sociedade, mas isso não o pervertia porque, sendo Deus, sua santidade infectava os presentes. Esse é o oposto da equação humana onde "uma maçã/pessoa podre estraga o cesto inteiro". Essa é a diferença da obra de Deus para a do homem. E os cristãos são chamados a se impregnar de Deus para que Deus seja impregnado nas pessoas com quem temos contato.
Jesus só esteve separado de Deus Pai foi durante sua morte, pois deveria sentir o peso do pecado e, para tal teria que sofrer de forma totalmente humana. Ele poderia ver/ler/ouvir qualquer coisa, mas com certeza teria os momentos de leitura da bílbia e a oração solitária como preferenciais por conta de sua natureza ser santa e perfeita. De fato, foi desse modo que viveu. Nós, porém, nem sempre podemos gastar tempo com qualquer atividade. Fugi da aparência do mal (1 Tess. 5:21).

3 comentários:

  1. Uhuuu!
    Primeira postagem 100% feita do meu E63!

    ResponderExcluir
  2. "Jesus vivia cercado dos pecadores e párias mais mal vistos pela sociedade, mas isso não o pervertia porque, sendo Deus, SUA SANTIDADE INFECTAVA OS PRESENTES" Então é por isso que Judas traiu ele? Por que andava com ele? E Pedro que negou ele três vezes, é por que andava com ele? Va entender. Viva Simpsons, uhuuuuuu

    ResponderExcluir
  3. Olá "Anônimo".
    Eu disse que a santidade de Jesus "infectava" os presentes. Não disse por quanto tempo! kkkkk
    Se veio parar aqui lendo "O Lado Negro dos Simpsons", leia também "Os Bons, Os Maus e Os Simpsons". Lá são discutidos os aspectos cristãos da série, também bastante curiosos.
    São 2 postagens complementares, uma falando dos aspectos negativos e uma dos positivos, sob a ótica cristã. Não sei se você é cristão, então não sei se você leu e entendeu as duas postagens. Mas, se só leu essa daqui, você não pegou a idéia completa.
    Viva Simpsons, em alguns episódios. Em outros... nem tanto.

    ResponderExcluir

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.