Matérias

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ateísmo não faz sentido

Olá pessoal! Dias atrás o blog se prestou a lançar uma série de argumentos a respeito de Zeitgeist, um famoso "documentário" e, de uns tempos pra cá, ficou focado em rebater acusações ateístas. 

É bom que existam ateus, eles motivam os cristãos a pensar e buscar fontes e argumentos mais confiáveis pra falar de nossa fé deixando de lado o idioma "religionês" pra falarmos a língua universal da lógica. Inauguramos então, em homenagem aos colegas ateus nosso agradecimento sincero na série de textos que fica aqui marcada sob o título de "Ateísmo não faz sentido", englobando todos os argumentos do blog a respeito desse assunto (ou dos assuntos que eles tentam negar). Afinal, como Nietzsche¹, a maioria deles não acreditaria em Deus nem se Deus aparecesse na sua frente.

Como argumento final para a questão do ateísmo, vale lembrar que, se não há um criador inteligente e projetista da realidade e a matéria e a vida se organizaram evolutivamente em direção a mecanismos que facilitassem a sobrevivência, nossa mente evoluiu do mesmo modo, certo?

Em finais de semana modorrentos eu vejo alguma coisa no youtube e recentemente achei trechos de um programa ateu (o tópico "Existe Vida Após a Morte?" traz um desses vídeos). As discussões eram interessantes e, como a maioria dos ateus, bradavam sobre a "verdade" e sua missão de esclarecer o mundo o quanto a fé religiosa é nociva e sem sentido.

O problema desse emblema-argumento do movimento ateísta (que hoje não apenas nega a Deus, mas parece querer erradicá-lo) é justamente que se não há uma inteligência absoluta e nossa mente evoluiu para acreditar em coisas que facilitassem sua sobrevivência, que garantias teríamos que, tanto o ateu como o cristão (ou em que quer que seja que você acredite) estar dizendo ou buscando a verdade?

Se nossas mentes são guiadas, não por uma lógica universal, mas fruto do acaso e da evolução para acreditar em qualquer coisa que nos ajudasse a sobreviver não apenas não há moral válida nem sentido na vida como não podemos confiar em nosso próprio raciocínio lógico para nos conduzir à verdade, o que é absurdo. Nesse caso, não há porque pensar, aprender ou mesmo discutir quem tem razão ou está falando a verdade. Se a lógica e nosso raciocínio não fazem sentido, as "provas científicas" materiais de qualquer espécie, tão prezadas pelos ateus não tem valor nenhum porque por mais indubitável que seja a evidência não podemos confiar em nossas mentes para analisá-la de modo a deduzir a verdade.

Poucas pessoas param pra pensar nas implicações lógicas do ateísmo, mas como toda boa verdade mentirosa, o ateísmo é ilógico, irracional, impossível na prática, constituindo-se numa lógica suicida que destrói a si mesmo quando analisado. O ateísmo, em última análise, nega o próprio raciocínio lógico que usa para estruturar sua própria visão de mundo. E isso é tão brutalmente absurdo e incoerente que vamos parar de abordar esse tema no blog. Ponto.


¹ - "Se nos provassem esse deus dos cristãos, saberíamos ainda menos acreditar nele.”

6. 2F. Nietzsche, Genealogia da Moral, II.20. p. 98. 3F. Nietzsche

3 comentários:

  1. Stéphanie Louise diz:
    vc desistiu de falar do ateismo então? xD

    Jean diz:
    Sim. Não vale à pena e não dá em nada. E já q eles acham q a verdade é relativa e particular a cada indivíduo a minha diferir da deles já é motivo o bastante pra verdade deles não ser relevante pra mim e vice-versa. Não há sobre o q falar se não há qm tenha razão. Então, me abstenho.

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito. Inteligência e ateísmo são mutuamente excludentes, não posso fazer nada por você. Próximo!

    ResponderExcluir
  3. pau no cu dos ateus de internet, ateus q respeitem a fé alheia esses sim merecem respeito mas ateu de internet, q quer se achar rebelde por escarnecer a fé alheia esses eu quero que vão a puta que pariu!

    ResponderExcluir

Comente, discorde, sugira e pergunte... mas com respeito.